Menu

Intensa programação cultural e gratuita irá marcar a Semana da Inconfidência em Ouro Preto

Intensa programação cultural e gratuita irá marcar a Semana da Inconfidência em Ouro Preto. Além da Praça Tiradentes e ruas do centro histórico, 7 bairros e o Distrito de Antônio Pereira serão palcos da festa
12/04/2023 às 16:27
Tempo de leitura
3 min
Berimbalada - Foto: Ane Souz
Berimbalada - Foto: Ane Souz

Ouro Preto é a terra dos inconfidentes, da liberdade. É nas ladeiras, em meio ao seu casario reverenciado mundialmente, que nos conectamos com a nossa história. E vislumbramos o futuro. De 14 a 21 de abril, a cidade patrimônio mundial da humanidade será palco da Semana da Inconfidência em Conexões, promovida pelo Governo de Minas e a Prefeitura de Ouro Preto. Uma intensa programação gratuita que integra diversos projetos em desenvolvimento na cidade, vai conectar ações voltadas para história, arte, cultura e educação mobilizando moradores, e turistas que visitam o município.

Será um período em que o público, de todas as idades, terá a oportunidade de se conectar com vários espaços da cidade. Os bairros Antônio Dias, Alto Das Dores, Santa Efigênia, Veloso, Padre Faria, Piedade, Santana e o distrito de Antônio Pereira serão integrados pela festa, além da tradicional Praça Tiradentes e ruas do centro histórico. As escolas também serão conectadas recebendo programação.

A ideia do evento é iniciar nova abordagem para as comemorações da Inconfidência em Ouro Preto, promovendo articulações que contribuam para o constante desenvolvimento da Cultura, do Turismo e da Economia Criativa na cidade.

A proposta é que, anualmente, além dos ritos oficiais que têm lugar na cidade do dia da inconfidência, a Semana seja também um momento de celebração, de conexões criativas, de valorização e desenvolvimento da produção de arte e cultura.

A Semana da Inconfidência em Conexões tem o apoio de parceiros fundamentais como: Gerdau, Fundação de Arte Ouro Preto (FAOP), Museu da Inconfidência, SESC, Instituto Território Criativo, Stratégia Comunicação, Sons do Brasil, Bento Produção Cultural, Planeta Cultura & Sustentabilidade, além de associações de bairros e escolas da cidade de Ouro Preto.

Tiradentes

A cidade de Tiradentes também está com uma programação especial para o período. Entre os dias 14/04 e 23/04, além dos atos cívicos previstos para o dia 21 de abril, com hasteamento de bandeiras, desfile das escolas municipais, apresentações da banda do Exército, da banda Ramalho, haverá ao longo desses dias um destaque especial para a cozinha mineira.

No Largo das Forras será montado o espaço Mineiridade, cuja abertura acontecerá no dia 14, a partir das 10h. Os queijos mineiros, os cafés e as quitandas serão protagonistas. O público não só poderá apreciar essas delícias como também aprender mais sobre o preparo de cada uma delas com cursos de torra de café, maturação de queijos e harmonização com vinhos, dentre outros.

Última atualização em 12/04/2023 às 16:28