Menu

Mariana recebe mais uma edição do Seresta & Serenata – Popular e Imperial

22/09/2022 às 19:55
Tempo de leitura
3 min
Arte: PMM
Arte: PMM

Neste sábado (24), Mariana receberá mais uma Edição do Projeto “Seresta & Serenata – Popular e Imperial”! Com mais uma noite de música, o evento inclui cortejos pela cidade e apresentações na Praça da Sé. Dessa vez, o público será presenteado com bandas regionais e atrações convidadas. A programação começa com cortejos pelas ruas históricas do município, com a Sociedade Musical 16 de Julho e com a Sociedade Musical São Caetano. Logo após acontece a apresentação do Coral Canto do Amor e da Orquestra de Choro da UFMG, às 20h, na Praça da Sé. Prestigie!

SOCIEDADE MUSICAL 16 DE JULHO

Sociedade Musical 16 de Julho, fundada em 16 de Julho de 2002, dia do aniversário da cidade Mariana, dia também dedicado a Nossa Senhora do Carmo. Hoje é a Banda mais nova da cidade, porém sendo respeitada e admirada como todas as outras, nas quais procura se espelhar e ter como exemplo. A Sociedade teve como principal motivo de seu surgimento a necessidade de atender as demandas festivas do seu bairro sede, Bairro São Sebastião, conhecido como Colina. Logo de início viu-se a necessidade da formação de músicos, onde com apoio de professores voluntários criou-se uma escola de aprendizado musical, a qual gerou frutos e hoje a maioria de seus músicos são jovens e adolescentes da própria comunidade.

SOCIEDADE MUSICAL SÃO CAETANO

A Sociedade Musical São Caetano é uma banda de música civil monsenhor-hortense com data de fundação de 07 de abril de 1836. Em seus quase dois séculos de atividade ininterrupta, a “Baronesa”, como é carinhosamente conhecida, a Banda São Caetano, promove ensino gradativo e gratuito de música, contribuindo social e culturalmente para o toda a região, além de abrilhantar festividades e solenidades pelas montanhas e vales do Brasil afora. Em virtude de sua rica história, a Banda São Caetano é reconhecida como patrimônio imaterial do estado de Minas Gerais!

CORAL CANTO DO AMOR

“Canto de Amor” é um grupo mineiro, cuja experiência – baseada em canto-coral – atua há mais de 20 anos, dentro de Minas Gerais, com o propósito de valorizar a memória e retratar a identidade musical brasileira através da criatividade musical autêntica. Num estilo exemplar, integra-se a área musical com clássicas e populares composições, que formatam magníficas e inesquecíveis apresentações. Apresentações estas, que evidenciam as singularidades musicais, poéticas e diversificadas, mesclando sons de compositores brasileiros, por meio da música popular brasileira. É um diferencial em meio às atividades culturais contemporâneas, pois, do ponto de vista de sua qualidade e finalidade específica, incorpora e transmite as verdadeiras expressões da antiga-nova atuante música brasileira.

ORQUESTRA DE CHORO DA UFMG

A ideia da formação da Orquestra de Choro da UFMG nasceu da disciplina “Práticas Interpretativas do Choro”, disciplina realizada desde 2005, e que atualmente tem dois módulos. A Orquestra se baseia, em sua maioria, em arranjos escritos por Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixinguinha), o maior compositor da história do gênero Choro. Estes arranjos foram escritos por Pixinguinha durante sua passagem como orquestrador para grupos de rádios, pequenas orquestras de dança e carnaval. Além disso, o grupo também trabalha com orquestrações de músicos convidados, alunos de composição, regência. O grupo conta atualmente com alunos do bacharelado em instrumento, licenciatura, música popular, musicoterapia e externos.

COMENTÁRIOS