Menu

Mariana recebe novamente Festival de Choro & Samba

22/09/2022 às 19:59
Tempo de leitura
2 min
Arte: PMM
Arte: PMM

O Festival de Choro & Samba estará novamente em Mariana para oferecer ao público muita música boa, trazendo raízes da Música Popular Brasileira! Na sexta-feira, a partir das 20h, na Praça da Sé, teremos representando o Choro e o Samba o Grupo Velha Guarda, do Clube do Choro Belo Horizonte, e às 21h30 o palco é do Grupo Flor de Abacate. Prestigie!

VELHA GUARDA DO CLUBE 

O termo “Velha Guarda” tem sua origem, pelos idos de 1970, quando o sambista Paulinho da Viola reuniu os baluartes mais representativos da escola de samba da Portela, para gravar o álbum “Portela Passado de Glória”. Com o sucesso do grupo, esta denominação passou a ser utilizada pelos grupos de mais idade, fundadores ou integrantes das agremiações musicais, detentores de saberes e conhecimentos que, nesta condição, passaram a transmitir para os mais jovens. Não é outro o intuito da formação deste grupo de choro. Sócios do Clube do Choro BH, mestres em suas artes, juntam-se esporadicamente, para cumprir os objetivos do clube: divulgar o gênero musical Choro.

FLOR DE ABACATE

O Grupo Flor de Abacate desenvolve um trabalho pioneiro em Minas Gerais de pesquisa, estudo e divulgação da música instrumental brasileira, com destaque para o choro. Composto por músicos mineiros com formação popular e acadêmica, o grupo se destaca pela interpretação e arranjos inusitados de composições próprias e de autores como, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Edu Lobo, dentre outros. O Grupo tem se apresentado em vários teatros e em festivais de jazz e choro em Minas Gerais, em vários estados e no exterior. O Flor de Abacate, procura em seu repertório, valorizar compositores de choro e músicas quase sempre inéditas (incluindo as dos seus integrantes), com arranjos próprios do grupo com formas e elementos inerentes à sua geração e época.