Menu

Belo Horizonte prepara pré-carnaval com desfile de mais de 100 blocos de rua

A partir do dia 4 de fevereiro, a capital mineira terá esses blocos desfilando nas ruas, contando com toda a estrutura e logística da Prefeitura de Belo Horizonte, integrando os serviços de segurança, mobilidade, limpeza e banheiros químicos, entre outros. 
20/01/2023 às 14:45
Tempo de leitura
6 min
Foto: arquivo/Mais Minas
Foto: arquivo/Mais Minas

Com uma programação extensa, plural e descentralizada, Belo Horizonte está pronta para mais um carnaval. Para 2023, são esperados mais de 500 desfiles de blocos de rua. Deles, mais de 100 levarão a alegria para as ruas da cidade durante o pré-carnaval, em período compreendido entre os dias 4 e 17 de fevereiro. E tem programação para todo tipo de folião, que já está disponível e pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.  

“Estamos muito felizes em anunciar que vai ter carnaval, que vamos ter uma cidade feliz novamente. Cada vez mais descentralizado, com programação em todas as regionais da cidade, o Carnaval de Belo Horizonte é hoje o maior evento de rua de Minas Gerais, gerando emprego e renda e movimentando toda a cadeia produtiva do turismo. Os blocos de rua são importantes atores dessa grande festa e a Belotur se esforçou muito para que mais grupos fossem contemplados e aumentou também o auxílio financeiro, recurso que está auxiliando os blocos de rua a fortalecer e propagar a cultura carnavalesca na cidade. Com planejamento robusto, integrado e antecipado, temos uma programação de pré-carnaval intensa e para todo tipo de público”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

O cadastramento teve 493 blocos de rua e 538 desfiles contabilizados. Atentos à real necessidade dos atores dessa grande festa, especialmente após dois anos de não realização do evento, a Belotur lançou em outubro do ano passado o Edital de Auxílio Financeiro e que teve 95 blocos de rua contemplados. O valor global investido foi de R$1,655 milhão. Os pagamentos já estão sendo efetuados e a previsão é que até semana que vem os blocos classificados neste edital já tenham recebido os valores. Importante ressaltar que em maio de 2022, a empresa municipal disponibilizou, através de três outros editais, R$3,7 milhões para a cadeia produtiva do Carnaval de Belo Horizonte se manter ativa e 71 blocos de rua foram contemplados.  

A partir do dia 4 de fevereiro, a capital mineira terá esses blocos desfilando nas ruas, contando com toda a estrutura e logística da Prefeitura de Belo Horizonte, integrando os serviços de segurança, mobilidade, limpeza e banheiros químicos, entre outros. 

Destaques do Pré-Carnaval 

Dando o pontapé na folia belo-horizontina, no dia 4 de fevereiro, o bloco Como te Lhama promete sacudir os foliões com muita música latina e cumbia na abertura da programação dos blocos de rua. A concentração acontece na rua Belém, no bairro Pompéia, a partir das 8h30. Ainda no dia 4, o tradicional bloco Trema na Linguiça se apresenta às 11h, com concentração na rua Benvinda de Carvalho, 277, no bairro Santo Antônio. Fechando o primeiro dia de folia, a Fanfarra Feminina Sagrada Profana, bloco formado apenas por mulheres, desfila na regional Centro-Sul, com concentração na rua Mucuri, no bairro Floresta, às 13h.

No dia 5 de fevereiro, o destaque fica por conta do grupo Velha Guarda do Samba, que além da sua importância cultural para a festa da cidade, promete homenagear o sambista Mandruvá, importante figura do samba de Belo Horizonte que faleceu no início do mês. A apresentação acontece na Praça Rui Barbosa, no centro da capital mineira, às 13h. O bloco Babadan, que se apresenta também no domingo, é garantia de muita diversão e valorização da cultura afro na região Noroeste.  A concentração ocorre na rua XV de Junho, 50, no bairro Santo André, a partir das 14h. O bloco Swing Safado também se apresenta no dia 5, no Conjunto Santa Maria, às 16h, na rua Gentios, 1.119. 

Ainda dentro do período de pré-carnaval, os destaques para os dias seguintes ficam por conta do bloco infantil Fera Neném, que promete sacudir a garotada com muita alegria no dia 11 de fevereiro. A concentração acontece na rua dos Dominicanos, no bairro Serra, a partir das 9h. O bloco LGBT+ Absurda, já tradicional no Carnaval de Belo Horizonte, trará muita diversidade para as ruas do Centro da capital. A concentração será no dia 12 de fevereiro, na rua Aarão Reis, às 14h30. Valorizando a música popular brasileira, o bloco Sai Pra Lá Capeta promete comemorar a volta do carnaval em grande estilo. A concentração acontece no dia 14 de fevereiro, às 18h, na Praça México, no bairro Concórdia.

Fechando o período de pré-carnaval, a programação conta ainda com o popular bloco Chama o Síndico, que trará novamente às ruas da regional Centro-Sul muita música e alegria com a tradicional valorização aos artistas nacionais Tim Maia e Jorge Benjor. A concentração acontece no dia 15 de fevereiro, às 16h, na Praça da Liberdade. O Bloco da Bicicletinha, festa onde todos os foliões desfilam de bicicleta, chega com muita descontração na noite do dia 16 de fevereiro. A concentração ocorre na avenida Arthur Bernardes, 250, na Vila Paris, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

A programação, que está sujeita a alteração, será atualizada diariamente no Portal Belo Horizonte.

Carnaval 2023 de Belo Horizonte

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Além dos famosos Blocos de Rua, a festa da capital conta ainda com palco, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial com o Kandandu (encontro de blocos afro) e eleição da Corte Momesca. Na última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria. 

Fonte: PBH