Menu

Presidente da CNBB participa de Semana Santa em Ouro Preto

Semana Santa de Ouro Preto começou oficialmente nesta sexta-feira, 31
04/04/2023 às 10:05
Tempo de leitura
3 min
Procissão do Encontro acontece neste domingo - Foto: Ane Souz
Procissão do Encontro acontece neste domingo - Foto: Ane Souz

A Semana Santa de Ouro Preto começou oficialmente na sexta-feira, 31 de março. A cidade, já envolvida na preparação das celebrações de fé e religiosidade, espera receber milhares de turistas que vêm de longe para acompanhar a programação.

No dia 2/04, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, as solenidades tiveram início às 8h30 no adro da Igreja São Francisco de Assis, com benção e distribuição dos Ramos, e uma procissão que segue dali até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde ocorrerá a Celebração Eucarística.

Ainda no domingo, às 16h, os fiéis partiram de novo, em procissão, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, levando a imagem do Senhor dos Passos. Da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), outra procissão carrega a imagem de Nossa Senhora das Dores.

O encontro das duas procissões acontece na Praça Tiradentes e, neste ano, o momento que representa o encontro da Virgem Maria com o Filho carregando a Cruz, no caminho do Calvário, será marcado pela presença de Dom Walmor Azevedo de Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB.

A Semana Santa em Ouro Preto é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, juntamente com a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias e a Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

A programação completa da solenidade pode ser acompanhada no site.

MENSAGEM DOS ORGANIZADORES

“Neste ano de 2023, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebrará, com mais fervor ainda, os atos litúrgicos e paralitúrgicos da Semana Santa, motivada pela reabertura da sua Matriz, o Santuário da Imaculada Conceição, que ficou fechado durante quase dez anos para a restauração dos seus elementos estruturais e artísticos. Será um momento de grande emoção para os fiéis o retorno de algumas atividades religiosas da Semana Santa para este templo tricentenário, que abriga os restos mortais do Aleijadinho, o grande mestre do barroco.

Fazemos um apelo a todos os nossos paroquianos e visitantes: transformem a Semana Santa de 2023 em um momento privilegiado de encontro com Deus e com os irmãos de fé e que a sua participação nos ritos da Semana Santa seja orante e fecunda do ponto de vista espiritual! O nosso desejo mais profundo é que saiamos desta “Semana Maior” fortalecidos existencialmente e espiritualmente pela força que vem de Deus, bem como ressuscitados com Cristo para uma vida nova! Abençoada Semana Santa a todos!

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, juntamente com a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias, e a Paróquia Nossa Senhora do Pilar têm a honra de promover, mais uma vez, nesta tricentenária cidade de Ouro Preto, as emocionantes solenidades da Semana Santa”.

Fonte: Názia Pereira/Prefeitura de Ouro Preto

COMENTÁRIOS