Menu

Programação do Carnaval nas Cidades Históricas de Minas Gerais

O carnaval nas cidades históricas mineiras ainda é o destino turístico mais procurado por turistas para o período de folia no Estado, perdendo apenas para Belo Horizonte
16/02/2023 às 10:07
Tempo de leitura
7 min
Carnaval em Diamantina - Foto: Prefeitura de Diamantina via Petrônio Souza
Carnaval em Diamantina - Foto: Prefeitura de Diamantina via Petrônio Souza

As cidades históricas de Minas Gerais sempre preservaram o carnaval mais tradicional do Estado, com seus blocos caricatos, muitos até centenários, e um jeito bem peculiar de viver o carnaval e suas manifestações originais durante os dias de folia. O bloco considerado como o mais antigo do país está na cidade de Ouro Preto, com mais de 150 anos de existência e em plena atividade.

Nos últimos anos o carnaval das marchinhas, dos blocos caricatos e os desfiles pelas ruas e ladeiras das cidades históricas de Minas vêm dominando a programação e atraindo turistas que buscam festa, folia, tranquilidade e segurança.

E para o ano de 2023, após dois anos sem a festa momesca, devido à pandemia do covid-19, as cidades mineiras pertencentes à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais montaram uma programação especial, em um carnaval inclusivo, participativo e seguro, levando famílias inteiras para as ruas e jovens que fazem a festa junto aos blocos tradicionais e novos grupos caricatos.

Diamantina: Carnaval “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”

Carnaval em Diamantina -Foto: Prefeitura de Diamantina via Petrônio Souza

Reconhecido internacionalmente, o carnaval de rua de Diamantina foi um dos mais badalados e tradicionais carnavais de Minas Gerais e do Brasil. Nos últimos anos, Diamantina vem resgatando a tradição dos blocos de rua que tanto marcaram o carnaval da cidade.

Com blocos centenários, como o Bloco Caricato Sapo Seco que é patrimônio cultural da cidade, o Carnaval Sou do Mundo Sou Minas Gerais acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro, sendo 54 cortejos de blocos e seis espaços de programação. – Largo da Alegria (Carnaval Radical – Palco MPBECO, referência ao movimento Clube da Esquina. Praça Doutor Prado, com blocos universitários promovendo festas no melhor estilo republicano; – Quitanda da Tradição, apresentará ritmos do tradicional samba brasileiro e pagode. – Palco Mercado Folia, entrará no ritmo do batuque de bandas que já entraram para a história da cidade tocando músicas de renome nacional: Bat Caverna, Bartucada e Uh!Bloco. – Camarote Diamantina, montado dentro do Mercado Velho, com estrutura para o melhor conforto do público.

A área natural da cidade que acumula trilhas, grutas e cachoeiras também contribui para fazer com que o clima das comemorações locais sejam únicos. Informações: @carnavaldiamantinaoficial e @camarotediamantina. Centro de Atendimento ao Turista: (38) 35319-532. Compra de ingressos: www.centraldoseventos.com.br/camarote-diamantina

Carnaval Cultural de Tiradentes

Carnaval em Tiradentes - Foto: Thiago Morandi
Carnaval em Tiradentes – Foto: Thiago Morandi

A cidade de Tiradentes promete que seu carnaval cultural unirá charme, tradição e muita folia. A vasta programação começa no dia 16 e vai até 21 de fevereiro, e contará com os tradicionais blocos e atrações musicais gratuitas pelas ruas e vielas da cinematográfica cidade.

Situada a cerca de 200km da capital mineira, o carnaval de Tiradentes começa no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, com o bloco Folia Kids. A festa se arrasta até o dia 21, terça-feira, com o bloco Gourmet da Madrugada encerrando a folia. Assim como em anos anteriores, o evento será aberto ao público, sem cobrança de ingressos, com “Tenda Rodoviária” e no “Coreto” do Largo das Forras (praça central). Além da programação voltada para a folia, a cidade turística continua a oferecer passeios pela cidade rica em história, o melhor da cozinha mineira e a hospitalidade mineira traduzida nas pousadas e hotéis. O que faz do Carnaval de Tiradentes, um feriado inesquecível.

Serviço: Carnaval Cultural de Tiradentes – De 17 a 21 de fevereiro.

Tel/WhatsApp: (32) 3355-2759 – Associação dos Blocos Carnavalescos de Tiradentes – (32) 9 9838-8492

Congonhas Folia 2023

Congonhas anuncia que seu carnaval 2023 será de resgate do carnaval tradicional da cidade, e terá carros alegóricos, mestre-sala, porta-bandeira, enredo e comissão de frente, resgatando uma tradição após 25 anos sem o desfile das tradicionais Escolas de Samba.

Batizado de “Congonhas Folia 2023 – Tradição, Segurança e Alegria”, de 16 a 21 de fevereiro a Praça JK, o Quarteirão Açominas, Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Praça de Eventos serão tomados pela folia.

O Congonhas Folia 2023 contará com desfile da Escola de Samba Cassa Imperial da Rosa, homenageando as antigas escolas da cidade. A Praça de Eventos receberá, na primeira noite, o show do Samba Thois e do Ara Ketu.

Informações:

@prefeituradecongonhas – www.congonhas.mg.gov.br

Itabirito Folia 2023

É com muita tradição, pluralidade e show gratuito do Olodum que Itabirito programou seu carnaval no ano de seu centenário.

O Carnaval, que será realizado entre 15 e 21 de fevereiro, marcará oficialmente a abertura da programação comemorativa do centenário do município.

Os sete dias de folia terão número recorde de apresentações de artistas locais na cidade e nos distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação: serão 58 artistas, que totalizarão 84 shows, além da participação especial dos blocos de percussão e das tradicionais corporações musicais.

As atrações serão divididas entre quatro palcos espalhados pela cidade e dois palcos nos distritos de Acuruí e de São Gonçalo do Bação. Além disso, os trios elétricos animarão o Circuito Central.

A cidade mantem as tradições com os desfiles de blocos como Bandalheira, Zé Pereira e Gaiola das Loucas, terá DJ’s, axé, pagode, samba, entre outros. Informações:

Ouro Preto terá o Carnaval Imperial 2023

Carnaval em Ouro Preto - Foto: Ane Souz
Carnaval em Ouro Preto – Foto: Ane Souz

O Carnaval Imperial de Ouro Preto promete diversão para todos os públicos. O tema deste ano é uma homenagem aos 200 anos do título de Imperial Cidade, concedido por Dom Pedro I à Vila Rica, em 1823, logo após a Independência do Brasil. Durante anos o carnaval de Ouro Preto foi considerado um dos melhores do Brasil.

Os tradicionais blocos de rua, recheados de história e irreverência, vão subir e descer as ladeiras da Cidade Patrimônio Mundial a partir da quinta-feira à noite. O bloco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo do Brasil, vai abrir a folia em Ouro Preto já na quinta-feira, as 20h, na praça Tiradentes.

Além dos blocos, o carnaval de rua de Ouro Preto contará com shows gratuitos em espeço montadas na sede do município e nos distrito. Na sede, serão quatro espaços diferentes, sendo: Praça Tiradentes; estacionamento da Escola Dom Pedro II; Largo da Alegria e Largo do Cinema – e em sete distritos – Cachoeira do Campo; Santa Rita; Lavras Novas; Santo Antônio do Salto; Antônio Pereira Rodrigo Silva e Glaura. A programação conta ainda com shows de bandas e desfiles das tradicionais escolas de samba de Ouro Preto.

Informações: www.ouropreto.mg.gov.br @prefeituraouropreto

Conceição do Mato Dentro

Um dos carnavais que mais se destacaram nos últimos anos foi o de Conceição do Mato Dentro, que criou áreas exclusivas para o evento, tendo a presença permanentes de DJ´s, entre uma apresentação e outra.

Mantendo desfiles dos blocos pelas ruas centrais da cidade, Conceição apresenta também matinés para a garotada, além de carnavais estruturados com shows e blocos nos distritos turísticos do município, como o de Tabuleiro e Córregos.

O Mercado Municipal da cidade foi transformado em um grande palco e terá show em todos os dias de folia. Na programação, consta ainda desfile das escolas de samba da cidade.

www.cmd.mg.gov.br @prefeituracmd

Fonte: Petrônio Souza