Menu

Saiba o que cada dia da Semana Santa significa

07/04/2022 às 18:58
Tempo de leitura
4 min
Foto: Ane Souz
Foto: Ane Souz

No próximo domingo (10), inicia-se uma das datas mais importantes e celebradas do calendário católico: a Semana Santa. Recheado de reflexões, penitências e adorações, o período termina no outro domingo (17), na Páscoa.

De olho na tradição da data, o Mais Minas tem preparado uma cobertura especial do evento, muito celebrado em Ouro Preto e na Região dos Inconfidentes.

Mas você sabe o que cada dia da Semana Santa significa para a comunidade católica? Veja!

Como surgiu?

A Semana Santa foi instituída durante o Concílio de Nicéia, no ano de 325 d.c e, pela tradição cristã, é a recordação dos últimos dias de vida de Jesus Cristo, embora alguns estudiosos da área afirmem que é difícil reconstruir esse dia a dia, pela falta de recursos históricos.

O período também é encarado como o momento de renovação da fé dos cristãos. Segundo a Bíblia, Jesus foi crucificado para salvar a humanidade.

Domingo de Ramos

A Semana Santa se inicia celebrando a entrada triunfante entrada de Jesus Cristo na cidade Jerusalém, que chegava do Monte das Oliveiras. Há relatos de que, ao adentrar na cidade, Cristo foi recebido pelos populares, que atiraram roupas e ramos de palmeira.

Vale ressaltar que esse início é um costume ocidental, pois na celebração oriental, existe o Sábado de Lázaro.

Atualmente, nas comemorações, acontecem procissões com fieis carregando ramos de Palmeira.

Foto: Ane Souz

Segunda-Feira Santa

No segundo dia, Jesus já cansado, foi à Betânia, encontrar amigos, para se recarregar. Acontece que, nesta data, Jesus denunciou e expulsou os vendilhões do templo e Jerusalém.

Terça-Feira Santa

É quando se celebra as Sete Dores de Nossa Senhora Virgem Maria. Na contemporaneidade, os fieis pedem perdão, fazem penitências e pagam promessas, em busca da graça divina.

Quarta-Feira Santa

O dia é conhecido como Quarta-Feira de Trevas, pois lembrar acontecimentos pesados. Foi quando o apóstolo Judas Iscariotes se ofereceu para entregar Jesus por 30 moedas de prata.

Quinta-Feira Santa

Pela manhã, o bispo reúne o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na catedral da diocese. Neste dia, são abençoados os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de Padres e Bispos, Crisma e Unção dos Enfermos.

Também foi realizada a Sagrada Eucaristia, quando Cristo sacramentou pão e vinho da seguinte forma: “Isto é o meu corpo entregue. Este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, derramado…”

Episódios bastante conhecidos na tradição católica, a cerimônia de lava pés e a última ceia. Foi na quinta-feira que Jesus Cristo foi preso e interrogado.

Sexta-Feira Santa

A sexta-feira é simbolicamente o dia mais difícil da fé católica, pois foi quando ocorreu a crucificação de Jesus. Nessa data, se relembra a Paixão de Cristo e é a única oportunidade que a Igreja Católica não realiza Missa em nenhum lugar do mundo.

Após passar a noite trancado em um calabouço, Cristo atravessou o julgamento negativo de grande parte da população e das autoridades locais. Por fim, Ele percorreu o trajeto de Pretório até o Calvário, onde carregou a cruz nos ombros, apanhou, foi humilhado e faleceu.

Foto: Ane Souz

Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os fieis se reúnem no sepulcro de Cristo para aguardar a prometida ressurreição. Ao fim do dia, celebra-se Solene Vigília Pascal, entoando o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal.

A celebração começa na área externa da igreja, que fica às escuras. O padre acende o Círio Pascal e adentra a Igreja simbolizando a luz vencendo as trevas.

Domingo de Páscoa

É o dia mais comemorado da Semana Santa. Afinal, trata-se da ressurreição de Jesus Cristo, que mostra o valor da vida e deixa a promessa de existência eterna ao lado de Deus.

Foto: Ane Souz

Na Páscoa, as famílias cristãs se reúnem para celebrar a data e comemorar o dom da vida.