Menu

Água quente ou fria? Aprenda a higienizar garrafa térmica

Higienizar uma garrafa térmica pode parecer tarefa fácil, porém, por se tratar de um utensílio para manter uma determinada temperatura, são necessários alguns cuidados especiais
10/02/2022 às 06:20
Tempo de leitura
8 min
Garrafas. Foto: Canva
Garrafas. Foto: Canva

Higienizar uma garrafa térmica pode parecer tarefa fácil, porém, por se tratar de um utensílio para manter uma determinada temperatura, podendo ser quente ou fria, são necessários alguns cuidados especiais, do contrário, a garrafa pode perder a principal função. 

Garrafas. Foto: Canva

Os antigos tem razão, em partes, quando ensinam a lavar a garrafa de café com água quente, na verdade ela deve ser lavada com água morna, caso esteja com a temperatura mais alta, ou seja, quente, pois o choque térmico pode estragar o frasco, entretanto, se quem for lavar esperar a garrafa esfriar, pode ser feito com água em temperatura ambiente. 

O mesmo ocorre ao contrário, para quem quer purificar uma garrafa usada para deixar a bebida gelada. Se o recipiente estiver gelado e receber água morna ou quente, pode até quebrar devido  ao atrito de temperaturas opostas. 

Lavar garrafa térmica com água quente ou fria?

A resposta para esta pergunta é simples. A garrafa não pode receber duas temperaturas simultaneamente.

Garrafa térmica para manter bebida quente 

Se a garrafa estiver quente, higienizada com água morna, se esperar ela esfriar pode ser lavada com água na temperatura ambiente normalmente. 

Existe um mito em relação à garrafa térmica para alta temperatura, de que ela nunca pode ser lavada com água fria. Ela pode ser lavada com água em temperatura ambiente sim, desde que tenha esfriado. 

Garrafa térmica para manter bebida gelada

Para ter êxito na higiene de uma garrafa térmica destinada a manter bebidas geladas, é preciso abrir ela e aguardar que ela fique em temperatura ambiente, em seguida lavar com água normal. 

A água quente não é bem vinda para esse caso. 

Dicas de produtos de limpeza 

Garrafas de modo geral tendem a acumular muitas bactérias e sujeiras, principalmente as que são de enroscar, que costumam ficar até pretas na região das curvas. 

A parte interna também merece atenção, pois é de lá que vai entrar e sair o líquido que será consumido por uma pessoa. Imaginemos que se uma garrafa estiver com bactérias ou germes, os mesmo podem facilmente entrar no nosso corpo, pois usaremos o utensílio para nos hidratar. 

Alguns produtos de limpeza podem facilitar a limpeza da garrafa térmica. Além disso, podem eliminar células do recipiente. Conheça algumas soluções. 

Sal 

O sal é muito bom para tirar cheiro de comida ou bebida dos recipientes. Ele pode ser usado em diversos tipos de garrafas, para café, chá, suco, em cuias de tereré ou de chimarrão. 

O sal também deixa as coisas brilhando. 

Para fazer o uso do sal como produto de limpeza ele deve ser diluído em água morna (no caso de garrafa quente), ou ambiente (para garrafas frias), antes que ela seja limpa com sabão. 

Depois de colocar água e sal na garrafa, deve-se esperar a mistura fazer efeito por aproximadamente 10 minutos. Depois de enxaguar normalmente, podem ser usados as tradicionais água e sabão. 

Bicarbonato de sódio 

O bicarbonato de sódio é um bom aliado de quem lida constantemente com a cozinha. Ele auxilia na remoção de bactérias, germes e fungos, não apenas dos utensílios como também em alguns alimentos. 

Para ter um bom resultado na limpeza da garrafa térmica com o bicarbonato é preciso ter um pouco de paciência. Porém, a receita é simples, basta colocar duas colheres de bicarbonato dentro da garrafa e completar com água. 

O tempo estimado de espera, para garantir a retirada de impurezas, é de duas horas.  

Sabão neutro 

O ideal é usar um sabão que seja detergente, pois o detergente além de limpar e desengordurar, é perfeito para limpar também a parte externa da garrafa térmica, que geralmente acumula muita sujeira, principalmente as usadas para armazenar água gelada.

Podendo ser levada para escola ou trabalho, a garrafa mantém contato direto com a mão do seu dono, que pega em chaves, maçanetas, corrimões, dinheiro, comida, celular, entre outros objetos que são grandes acumuladores de bactérias. 

Por esta razão, lavar o lado de fora é igualmente importante de ser lavado. Principalmente com detergentes neutros que não danificam a cor ou deixam com aspecto desbotado. 

Acessórios

Os  acessórios também são importantes, pois eles “quem” vão chegar até a sujeira, levando a espuma ou o produto nos cantos mais escondidos da garrafa. Confira algumas opções. 

  • Escovinha de mamadeira
  • Esponja de limpeza
  • Bucha vegetal 

Copo térmico

Copo térmico. Foto: Canva

O copo térmico vem sendo muito usado em eventos como baladas, principalmente por manter as bebidas geladas por um longo tempo. Seu sucesso está sendo tão grande que já virou até meme na web.

O mais famoso deles é o copo Stanley, que promete deixar a uma bebida gelada por cerca de quatro horas.

As “técnicas” para limpar esses copos podem ser as mesmas mencionadas acima para limpar garrafas, afinal, o material de ambos é bem parecido.

Liquidificador

Outro ítem da cozinha que dá trabalho na hora da limpeza é o liquidificador, sobretudo por causa da hélice. 

Algumas hélices são removíveis, outras não. Porém, mesmo as que podem ser retiradas para a limpeza merecem atenção, pois é preciso limpar com cuidado cada haste.

Uma dica bem legal aqui é colocar sabão e água e bater no liquidificador para limpar a sujeira mais grossa. Depois de enxaguar será necessário fazer uma misturinha rápida, usando: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio; uma xícara de vinagre; uma colher de detergente; água. 

Bata tudo no liquidificador cerca de 40 segundo, depois deixe de molho durante três horas, em seguida passe a esponja, com cuidado para não machucar as mãos, por toda a hélice

Limpe bem o copo do lado de dentro e de fora e não se esqueça da tampa e alça. 

Atenção redobrada 

Depois que a pandemia do coronavírus se instaurou no mundo inteiro, as pessoas passaram a dar mais atenção para as questões sanitárias. Foi o que revelou a pesquisa feita pelo Instituto QualiBest, que apontou que sete a cada 10 brasileiros mudaram de hábitos higiênicos com a chegada do novo vírus no país.  

A pandemia ainda não acabou, por isso é importante que mesmo higienizando utensílios da cozinha e casa vale também dar uma borrifada de álcool 70%, só para garantir a limpeza completa. 

As compras do supermercado também precisam receber álcool, já alimentos que são consumidos crus exigem outro tipo de cuidado. 

Frutas, verduras e legumes que não serão cozidos ou fritos, ou seja, não vão ao fogo, demandam um esforço especial. A mistura é fácil, veja:

  • Passo um: dissolva uma colher de água sanitária para cada um litro de água.
  • Passo dois: deixar o alimento de molho por pelo menos 10 minutos 

As mãos requerem cuidados 

Quer deixar tudo limpinho? Tudo bem e parabéns, porém as mãos que vão fazer todo o serviço requerem cuidados. 

O correto é fazer todos os procedimentos de limpeza com o auxílio das luvas. Elas podem ser mais grossas, próprias para esse trabalho, ou as de procedimento, usadas por profissionais da saúde. O importante aqui é proteger as mãos do contato com os produtos de limpeza, o que pode causar lesões, alergias ou mesmo ressecamentos.  

Investir em cremes especiais para as mãos também é válido. 

Cuidado com a neura 

O tempo que estamos vivendo não está fácil para ninguém. Com medo de ser contaminado pelo vírus ou que alguma bactéria acometa seu corpo, muitas pessoas podem desenvolver problemas psicológicos. Tudo em excesso faz mal, incluindo a limpeza. 

Saber dosar esta questão é significativo, seja para higienizar uma garrafa térmica, ou mesmo o sapato. 

Muitos especialistas da área da saúde já alertaram para a chamada “pandemia oculta”, prevista para ser uma crise do cunho psicológico que pode acometer populações. 

Um recente estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) indicou incidências de depressão nas pessoas que contraíram o coronavírus com sintomas moderados. Além da depressão, déficit de memória e ansiedade generalizada também foram apresentados na pesquisa. 

Última atualização em 19/08/2022 às 05:20