Com gols de Reus e Toni Kroos, Alemanha vence Suécia já nos acréscimos e, mesmo com 10 jogadores em campo, garante seus 3 primeiros pontos, seguindo viva em busca pela classificação no grupo F da Copa do Mundo.
O jogo entre Alemanha e Suécia
Ao terminar o primeiro tempo perdendo por 1 a 0, a Alemanha esteve eliminada da Copa por, pelo menos, 15 minutos. Porém, no segundo tempo, os atuais campeões do mundo buscaram o empate e, já nos acréscimos, conseguiram a virada, se garantindo na briga pela classificação às oitavas de final.
Na partida, os times atuaram com:
Alemanha: Neuer; Kimmich, Rudiger, Boateng e Hector (Brandt); Rudy (Gundogan), Kroos, Reus, Muller e Draxler (Mario Gomez); Werner. Técnico: Joachim Löw.
Suécia: Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Ekdal, Larsson, Claesson (Durmaz) e Forsberg; Berg (Thelin) e Toivonen (Guidetti). Técnico: Janne Andersson
Primeiro tempo – A bola rolou no Estádio Olímpico de Fisht. E a primeira chance do jogo foi para os alemães, que começaram elpolgados. Com 2 minutos, Werner entrou na área pelo lado direito e chutou. O goleiro Olsen espalmou para frente e a bola sobrou para Reus que, após chute, quase consegue abrir o placar. A Alemanha seguiu pressionando e, aos 7 minutos, Draxler avançou pela esquerda e chutou cruzado. A bola passou por toda a área sueca, mas ninguém aproveitou a oportunidade. Com 25 minutos, Volante Rudy, da Alemanha, leva chute involuntário no rosto, de Toivonen, em lance de disputa de bola na intermediária. O volante sangra bastante e precisa trocar de camisa, enquanto é atendido fora de campo, mas 5 minutos depois, ele é substituído por Gundogan.
Com 31 minutos, Toivonen abre o placar no Olímpico. No lance, Toni Kroos errou passe no meio, e o atacante sueco recebeu lançamento dentro da área para dominar com o peito e tocar com categoria, encobrindo o goleiro Neuer. 1 a 0 Suécia. Aos 38 minutos, os alemães respondem. Toni Kroos arrisca de longe, Olsen faz difícil defesa, e a bola sobra para Thomas Müller, que é desarmado antes de conseguir fazer o chute. Já aos 46, Berg cabeceou de dentro da área, obrigando Neuer a fazer defesa uma linda defesa, evitando o segundo gol dos suecos. Um minuto depois, o árbitro aponta o centro de campo para dar fim a primeira etapa, que termina, em 1 para a Suécia, 0 para a Alemanha. Com esse placar, os alemães estavam se despedindo da Copa do Mundo.
Segundo tempo – Começou a segunda etapa e, para ela, o técnico alemão tirar o experiente Draxler para a entrada de Mario Gomez no ataque. E logo com 2 minutos, o próprio Mario Gomez fez bom cruzamento da esquerda para dentro da área e Reus não desperdiçou. O atacante chegou na corrida para bater de primeira e mandar a bola para o fundo do gol, e assim, empatar a partida para a Alemanha. Tudo igual, 1 a 1. A Alemanha seguiu pressionando, enquanto a Suécia seguiu com a postura bem defensiva, com uma linha de 4-4-2 bem recuada e compacta. Porém aos 20 minutos, os alamães conseguiram criar outra boa chance. Kimmich cruzou para dentro da área, e Olsen não consegue segurar, porém a zaga sueca conseguiu afastar o perigo.
Com 28 e aos 31 minutos, a Suécia mexeu. Durmaz entrou na vaga de Claesson, e Toivonen saiu para entrada de Guidetti. Aos 36 minutos, a Alemanha ficou com um jogador a menos em campo. Boateng levou cartão vermelho. O Zagueiro alemão, que já tinha amarelo, recebeu o segundo cartão, após fazer falta dura em Berg. E assim, a Alemanha ficou com um jogador a menos nos 10 minutos finais da partida.
Com 41 minutos, foi a vez do técnico alemão mexer na equipe. Hector deu lugar para Brandt na equipe. Um min uto depois, Mario Gómez cabeceou e, à queima-roupa, Olsen faz grande defesa, o goleiro sueco vai buscar a bola no ângulo e joga para escanteio. Impedindo a virada da Alemanha que, precisando da vitória, mesmo com um a menos, seguiu pressionando os suecos. Com 43 minutos, a Suécia faz sua última substituição na partida. Thelin ganhou a vaga de Berg no ataque. O juiz da 5 minutos de acréscimos e, aos 49, Alemanha fez cobrança de falta em dois toques, Reus ajeitou para Toni Kroos, que mandou com efeito no ângulo, virando a partida para a Alemanha. 2 a 1. Aos 51 minutos, o arbitro apita pela última vez, assinando o fim da partida. E a Alemanha conquista uma vitória histórica, se garantindo na briga pela classificação no grupo F da Copa do Mundo, já que na primeira rodada, havia perdido para o México por 1 a 0.
Com o resultado, a classificação do grupo F ficou assim:
FICHA TÉCNICA
Alemanha 2 x 1 Suécia
Data: 23 de junho de 2018 Local: Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi (RUS)
Hora: 15h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Assistentes: Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz (Polônia) Cartões Amarelos: Boateng (Alemanha); Larsson e Ekdal (Suécia) Cartão Vermelho: Boateng (Alemanha)
Gols: Toivonen aos 32 minutos do primeiro tempo. Marco Reus aos 2′
Leia também: Brasil vence, Islândia é derrotada e virada Suíça: o nono dia de Copa