Menu

Brasil vence, Islândia é derrotada e virada Suíça: o nono dia de Copa

23/06/2018 às 15:50
Tempo de leitura
5 min

O Brasil acordou cedo nesta sexta para ver a Seleção Canarinho entrar em campo pela segunda vez na Copa. E após muito sofrimento durante toda a partida, no fim do jogo o torcedor pôde comemorar a primeira vitória da Seleção no campeonato. E se os brasileiros tiveram motivos para comemorar, os argentinos também tiveram, mesmo sem entrar em campo. Isso porque no outro jogo do dia a simpática Islândia perdeu para a Nigéria, num resultado que beneficia os argentinos na luta pela classificação às oitavas. No outro jogo do dia, pelo grupo do Brasil, jogaram Sérvia e Suíça, com os suíços venceram de virada e embolando o grupo E do torneio.

Após empatar na estreia da competição, o Brasil entrou em campo com a necessidade de vencer para não se complicar na competição. A escalação da equipe quase a mesma da primeira rodada, com apenas Fágner entrando na lateral no lugar do lesionado Danilo. A partida foi duríssima desde o início, com a Costa Rica abdicando de atacar para se fechar na defesa e tentar encaixar um contra-ataque. Mas o volume da Seleção Brasileira era tão grande que nem abria possibilidades para os costarriquenhos saírem em velocidade. Apesar da pressão, o Brasil não conseguia ser efetivo na hora de finalizar e quando a bola ia em direção ao gol, parava nas mãos do ótimo Keylor Navas. Quando, no intervalo, Tite sacou William e colocou Douglas Costa a Seleção melhorou em campo, mas ainda assim não conseguia chegar com perigo suficiente.

Ao ver que o jogo se complicava, Tite sacou Paulinho e colocou Roberto Firmino em campo, numa estratégia super ofensiva. O volume ofensivo da Seleção subiu ainda mais, mas ainda faltava o gol. O Brasil até esteve perto de sair na frente, quando o juiz assinalou pênalti em Neymar, mas o VAR logo desmentiu e a marcação foi anulada.

Com os nervos a flor da pele, a partida parecia destinada ao empate, até que nos acréscimos, Coutinho recebeu bom passe de Gabriel Jesus e invadiu a área finalizando entre as pernas de Navas. 1 a 0 Brasil e muita festa por todo o país. E antes do fim do jogo o Brasil ainda conseguiu ampliar. Com a Costa Rica já totalmente aberta, Douglas Costa fez boa jogada pela direita e cruzou para Neymar, sem goleiro empurrar para as redes e fechar o placar em 2 a 0.

No jogo das 12h, Nigéria e Islândia entraram em campo e fizeram um jogo de nível técnico mais baixo, mas de muita entrega e raça em campo. Sem muita inspiração e criatividade os islandeses tiveram dificuldade numa partida em que tiveram que propor o jogo tanto quanto o adversário. E a Nigéria fez seu jogo, aproveitando a velocidade de seus atletas, e assim conseguiu fazer seus dois gols. O primeiro em contra-ataque puxado por Moses, que deixou Musa na boa para estufar as redes de Halldorsson e o segundo em jogada de velocidade do próprio Musa que deixou toda a defesa islandesa comendo poeira e marcou. A Islândia ainda teve chance de diminuir o placar em pênalti assinalado com a ajuda do VAR, mas Gylfi Sigurdsson mandou para fora. Fim de jogo, 2 a 0 para os nigerianos. Agora basta uma vitória Nigeriana em cima da Argentina para eles se classificarem. Um empate elimina os argentinos, mas não garante a classificação dos africanos.

O terceiro jogo da Copa do Mundo do dia era digno de atenção, por ser das outras duas equipes do grupo do Brasil. Sérvia e Suíça fizeram uma partida cheia de oportunidades de gol. O primeiro tento da partida saiu logo aos 5 do primeiro tempo da forte jogada aérea Sérvia, um ponto de atenção para o Brasil, onde Tadic cruzou e Mitrovic guardou de cabeça. Mas a Suíça não se entregou e buscou o empate, com golaço de fora da área de Granit Xhaka, e a virada, com gol após contra-ataque puxado por Shaqiri, que disparou de trás do meio de campo e até a área adversária para, aos 46 do segundo tempo, dar números finais a partida. Esse resultado embolou totalmente o grupo E da competição, com Brasil e Suíça com 4 pontos e a Sérvia com 3. O Brasil joga por um empate contra a Sérvia, na próxima rodada, para se classificar para as oitavas do Copa do Mundo. Já aos Sérvios, resta apenas a vitória. Promessa de muita emoção para a rodada final da fase de grupos.

Leia também: No sufoco, Brasil passa pela Costa Rica e assume liderança do grupo E

Última atualização em 19/08/2022 às 11:14