Menu

No sufoco, Brasil passa pela Costa Rica e assume liderança do grupo E

23/06/2018 às 15:30
Tempo de leitura
4 min

Em jogo difícil e com gols só nos acréscimos, Brasil faz 2 a 0 na Costa Rica, melhora saldo de gols, e assume liderança do grupo E.

O jogo entre Brasil e Costa Rica

A partida entre Brasil e Costa Rica, aconteceu na manhã dessa sexta-feira (22) e, para essa partida, as seleções atuaram com:
Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino 22’/2T) e Philippe Coutinho; Willian (Douglas Costa intervalo), Neymar e Gabriel Jesus (Fernandinho 47’/2T). Técnico: Tite.
Costa Rica: Keylor Navas; Johnny Acosta, Giancarlo González, Óscar Duarte, Cristian Gamboa (Francisco Calvo 29’/2T) e Bryan Ovieda; Celso Borges, David Guzmán (Yeltsin Tejeda 37’/2T), Bryan Ruiz e Johan Venegas; Marcos Ureña (Christian Bolaños 9’/2T). Técnico: Óscar Ramírez.
Primeiro tempo: O primeiro lance de ataque foi do Brasil. Aos 2 minutos, Philippe Coutinho recebeu passe na entrada da área e arriscou o chute, mas bola passou por cima do goç de Navas, com algum perigo. 4 minutos depois, a Costa Rica respondeu. Com Gamboa, que arriscou chute de fora da área, mas a bola passou longe do gol defendido por Alisson. Aos 12 minutos, Celso Borges entrou com liberdade na área brasileira e arriscou o chute, mas a bola acabou saindo pra fora. Com 25 minutos o Brasil chegou a balançar as redes. No lance, Gabriel Jesus, em posição irregular, recebeu de Willian e mandou para o fundo da rede de Navas. A finalização foi bonita, mas arbitragem marcou impedimento de forma correta.
Já aos 31 minutos, Neymar faz boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou para Gabriel Jesus, mas a defesa conseguiu cortar. Porém o bandeira já havia assinalado posição de impedimento do camisa 10 brasileiro. Com 40 minutos, Marcelo fez uma boa jogada. No lance, o lateral avançou pela ponta esquerda, carregou para o meio e arriscou um chute rasteiro. Porém, seu companheiro de Real Madrid, Navas, conseguiu fazer a defesa. E assim, com 1 minto de acréscimo, aos 46 minutos, acabou o primeiro tempo. 0 a 0.
Segundo tempo – Para a segunda etapa, Tite promoveu uma substituição na seleção brasileira. Saiu Willian para entrada de Douglas Costa. Já a Costa Rica voltou com a mesma formação. A bola rola e, aos 3 minutos, o Brasil já busca o ataque. Após cruzamento da direita, Jesus complementa e acerta o travessão. Seis minutos depois, na Costa Rica, sai Ureña para entrar Bolaños. E aos 22, Roberto Firmino ganhou a vaga de Paulinhona seleção brasileira. Com 29, Costa Rica também voltou a mexer. Gamboa saiu para Calvo entrar na partida.
Aos 32 muitos, lance polêmico no ataque brasileiro. Neymar é tocado e cai dentro da área,  após  bom passe de Gabriel Jesus. Inicialmente o juiz marca pênalti, porém depois de consultar árbitro de vídeo (VAR), ele volta atrás, desistindo da marcação do penal. Os brasileiros se revoltam com a mudança de ideia da arbitragem, e assim, Philippe Coutinho e Neymar são amarelados. O primeiro por reclamação e, o segundo, por arremessar a bola ao chão. Com 37 minutos, na Costa Rica, saiu Guzmán para entrada de Tejeda. E um minuto depois, o zagueiro acosta leva cartão amarelo por fazer cera.
O juiz assinala 6 minutos de acréscimos, e aos 45, Philippe Coutinho marca para o Brasil. No lance, Marcelo cruza, Firmino escora de cabeça para Gabriel Jesus que acaba errando o domínio, porém o camisa 11 aparece no meio da área para chutar de bico e mandar para o fundo do gol. Brasil 1 a 0. Com 47 minutos, Gabriel Jesus sai e dar lugar para Fernandinho. E, quarto minuto depois, o Brasil faz o segundo gol, com Neymar. Na jogada, a defesa costa riquenha sai jogando errado, Casemiro rouba a bola, puxa contra-ataque e faz o passe para Douglas Costa, que rola para o camisa 10, sozinho, apenas mandar para o fundo da rede. Brasil 2 a 0. O jogo seguiu até aos 47 minutos, e o placar, até o final, não foi afetado. Terminamdo assim, Brasil 2, Costa Rica 0.
Com os resultados do dia, o Brasil assumiu a liderança do grupo E da Copa do Mundo. Confira a classificação completa:

 
Ficha técnica
Brasil 2 x 0 Costa Rica
Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo
Arbitragem: Bjorn Kuipers (Holanda), auxiliado por seus compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra.
Gols: Philippe Coutinho (46’/2T), Neymar (51’/2T)
Cartões amarelos: Neymar (36’/2T), Philippe Coutinho (36’/2T), Johnny Acosta (39’/2T)
Leia também: VAR novamente em jogo da Austrália, França classificada e Argentina dá vexame: o oitavo dia de Copa

Última atualização em 19/08/2022 às 11:14