O destino do jovem atacante atleticano Alerrandro deve ser mesmo o atual Campeão Brasileiro da Série B, Bragantino. A informação foi antecipada pelos jornalistas Héverton Guimarães e Léo Gomide, na madrugada desta quinta-feira (28). O atleta revelado nas categorias de base do Atlético teria assinado um contrato de cinco anos com o clube paulista e o valor da transferência teria sido de cerca de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 12 milhões).
A assessoria do Atlético não confirma transação, já que o Presidente Sérgio Sette Câmara e o diretor de futebol Rui Costa não se manifestaram a respeito.
Alerrandro tem 19 anos e um contrato com o Atlético válido até dezembro de 2021. O jogador se destacou pelo desempenho mostrado no primeiro semestre deste ano, quando marcou 13 gols em 19 jogos. Porém, na segunda metade do ano, seu rendimento caiu junto com o do time e o atacante perdeu espaço como titular. O último gol marcado pelo jogador foi no dia 13 de junho.
Após isso, de lá para cá, Alerrandro entrou em campo em dez partidas, mas não marcou gol em nenhum. A jovem promessa do Galo sofreu uma lesão muscular no músculo adutor da coxa direita neste mês de novembro e ficou fora dos compromissos da equipe, não sendo relacionado para os jogos do mês. Mas o jogador se recuperou e já treina normalmente na Cidade do Galo.
Revelado pelo Galo, Alerrandro chegou ao clube em 2014 e é goleador desde a base. No profissional, tem 41 jogos disputados e 13 gols. Ele tem convocações para as Seleções de base no currículo.
Perda de jóia
O Atlético vive um momento complicado em questões financeiras. No ano de 2018 não conseguiu contratar um jogador sequer para o início da temporada e em 2019 ainda continua com a gestão de “austeridade”, como diz o presidente Sérgio Sette Câmara. Com isso, o Galo precisou vender jogadores como o zagueiro Bremer para o Torino, Emerson para o Barcelona e emprestar Otero para o mundo árabe. Todas essas negociações aconteceram no ano passado. Já no ano de 2019, pouco se arrecadou com venda de atletas, mas com o destaque de alguns jogadores das categorias de base, o time alvinegro pode se despedir de algumas de suas promessas ainda neste ano.
E Alerrandro é o primeiro da lista. O jogador, apesar de não ter tido uma temporada brilhante, já mostrou ter qualidade, mesmo sendo muito novo. O atacante é o vice-artilheiro do Atlético no ano, com 13 gols marcados, um a menos que Ricardo Oliveira. Além disso, a promessa atleticana já se destacou em categorias inferiores, sendo goleador desde que chegou no Galo, em 2014. Além disso, como já dito anteriormente, o atleta já recebeu convocações para a Seleção de base em cinco anos atuando pelo time alvinegro.
Com o pouco espaço dado pelos técnicos Rodrigo Santana e Vagner Mancini, Alerrandro acabou não abrilhantando tanto os olhos da torcida. Entretanto, isso ocorre, também, pela fase da equipe. A atual temporada atleticana é horrível, não disputando praticamente nada durante todo o Campeonato Brasileiro, com constante troca de treinadores e com poucos jogadores se destacando no ano. O que, para um jogador da categoria de base, acaba não sendo um ambiente tão propício para mostrar seu talento.
O ideal para o Galo seria manter o jogador e tentar valorizá-lo no ano que vem, já que terá nova temporada com outras competições para disputar. Porém, pela falta de criatividade em investimento da diretoria e pela quase crise financeira, Alerrandro será negociado por um valor que é a mais alto em relação ao que ele vale atualmente, mas que talvez pode ser bem menos do que ele pode render ao clube.
Bragantino de olho

Crédito das fotos: Bruno Cantini/Atlético
Outro jogador do Atlético que interessa o time paulista é o zagueiro Gabriel, atualmente empresado ao Botafogo. Segundo informações dos jornalistas Léo Gomide e Héverton Guimarães, o Bragantino já teria entrado em contato com o estafe do jogador. O atleta tem contrato com o Galo, que prevê seu retorno ao final de 2019, mas sua permanência ainda é incerta, já que, além do time de Bragança, o clube carioca, no qual Gabriel ainda atua, também demonstra querer a permanência do defensor.
Além de Alerrandro e Gabriel ,outra joia do Atlético também despertou o interesse ao Bragantino, ainda na metade do Campeonato Brasileiro: o goleiro Cleiton. Recentemente o jogador, que é titular do gol atleticano e acumula diversas convocações para as Seleções de Base, foi especulado pelo time paulista. O presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, chegou a comentar sobre a situação. Disse que estaria disposto a negociar seu goleiro por 25 milhões de euros. No entanto, com base no contrato em vigor, a multa para tirar Cleiton da Cidade do Galo vai cair para R$ 37 milhões nos próximos meses. Para que isso não aconteça, é preciso que o jogador renove o vínculo com o Atlético.
De volta à elite do futebol nacional, o Bragantino tem o suporte de uma grande empresa para reforçar o time. A busca é por jovens jogadores, com potencial de venda.
Leia também: Atlético sai na frente, mas cede empate para o Bahia na Arena Fonte Nova