Menu

Aluna da UFOP lança podcast para crianças sobre a história do município de Mariana

14/02/2020 às 14:00
Tempo de leitura
4 min

A série “Contos de Mariana” aborda os acontecimentos históricos da cidade de Mariana, Minas Gerais. O projeto é resultado do trabalho de conclusão de curso feito pela estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Irislaine Ventura, e orientado pela servidora técnico-administrativa Luana Viana.

De forma leve e educativa, os oito episódios do podcast contam sobre a cidade mineira, que representa também a história de Minas Gerais e do Brasil. A ideia para o projeto surgiu devido a uma inquietação de Irislaine com a escassez de produtos radiofônicos voltados para o público infantil. A produção, feita de modo independente, tem o objetivo de levar esse conhecimento, de forma educativa, para crianças com idade entre oito e doze anos, além de proporcionar entretenimento.

“O podcast aborda desde o surgimento da cidade até a sua divisão administrativa por meio da contação de histórias, com linguagem e tom apropriados ao público infantil. O tema foi escolhido como uma forma de aproximar a criança da cultura e da história de um lugar importante”, explica Irislaine.

O Podcast

Cada episódio traz um tema relacionado à cidade e todos são narrados pela rainha Maria Ana D’Áustria. O primeiro conta como a cidade surgiu e como recebeu o nome Mariana. O segundo fala sobre a religiosidade, apresenta as principais igrejas e cita padres e bispos que passaram por Mariana. O tema do terceiro episódio é educação. O episódio quatro fala sobre poetas e poesia. O quinto, traz detalhes sobre o Museu da Música, além de contar um pouco sobre as bandas de rua e os festivais. O sexto conta sobre o futebol e a rivalidade entre os principais times da cidade. Já no episódio sete, a rainha fala sobre as características da arquitetura colonial, enquanto o oitavo traz a divisão administrativa da cidade e explica um pouco sobre cada um dos dez distritos.

Importância do produto

A orientadora do projeto e pesquisadora de rádio e mídia sonora, Luana Viana, fala sobre a importância de produtos sonoros voltados para o público infantil e como esse tipo de mídia estimula a imaginação da criança. “Além de transmitir informações, o podcast ajuda na capacidade imaginativa das crianças por meio da produção de paisagens sonoras e da criação de imagens mentais, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo”.

História

Mariana é considerada a primeira vila e primeira capital de Minas Gerais e tem sua história marcada pelo ciclo do ouro, pela religiosidade, pela arquitetura colonial barroca e outros aspectos. Até hoje a cidade guarda riquezas que remetem moradores e turistas ao tempo do Brasil Colônia. A região, antes conhecida como arraial de Nossa Senhora do Carmo, por estar localizada às margens do pequeno Ribeirão do Carmo, foi elevada a cidade em 1745 e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem feita pelo rei lusitano D. João V a sua esposa, rainha Maria Ana D’Áustria. Por esse motivo, o podcast recebe o nome de “Contos de Mariana”, remetendo ao nome da cidade e ao mesmo tempo ao nome da rainha.

Em 1979, a UFOP passou a fazer parte dessa história, com a fundação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), onde são ofertados os cursos de História, Letras e Pedagogia. Em 2008, a cidade ganhou outro campus da Universidade, com a criação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal. Na unidade, estudantes podem cursar Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social.

Desde a última segunda (10), cada episódio está sendo disponibilizado diariamente no Spotify. Clique para acessar: https://spoti.fi/2UR0AUH.

Veja também: Podcast – conheça a nova mídia que vem conquistando ouvintes no Brasil

COMENTÁRIOS