Menu

Apenas 32% dos brasileiros aprovam o governo Bolsonaro, diz Datafolha

08/07/2019 às 19:41
Tempo de leitura
2 min

De acordo com a mais recente Pesquisa Datafolha, divulgada na manhã desta segunda-feira (8) pelo jornal Folha de S. Paulo, a aprovação do governo Jair Bolsonaro (PSL) permanece na marca dos 32%.

O índice indica a parcela da população que considera a gestão como ótima ou boa, regular, e ruim ou péssima. De acordo com o levantamento divulgado pelo instituto de pesquisa, para cerca de 32% dos entrevistados, o presidente faz um governo ótimo ou bom enquanto 33% consideram a gestão regular e outros 30% avaliam o trabalho de Bolsonaro como ruim o péssimo.

Ainda de acordo com os resultados divulgados, cerca de 4% dos entrevistados não souberam opinar.

Apenas 32% dos brasileiros apoiam governo Bolsonaro, diz Datafolha

Avaliação do governo Jair Bolsonaro segundo o Datafolha – Crédito da imagem: Divulgação/Datafolha.

 

De acordo com o Datafolha, em comparação com períodos de governo equivalentes, para presidentes em primeiro mandato, Bolsonaro aparece com menor popularidade que seus antecessores.

Para apresentar tal comparação, o instituto relembrou os índices de aprovação de gestões passadas, como o governo Collor, que contava com 36% de aprovação contra 19% de reprovação nos seis primeiros meses de mandato.

O governo Fernando Henrique Cardoso apareceu na comparação com aprovação de 39 %, enquanto 16% considerava seu governo ruim ou péssimo.  Já em Em 2003, o governo Lula foi avaliado como ótimo ou bom por 43%, enquanto  10% apresentavam opinião negativa sobre o governo recém-eleito.

Depois disso, a primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi aprovada por 47% no início de seu primeiro mandato em 2011, enquanto apenas 7% desaprovava sua gestão como ruim ou péssima àquela altura.

Dessa forma, o índice que indica a parcela da população que considera a atual gestão ótima ou boa é o pior registrado para um primeiro mandato desde 1990, quando Fernando Collor era chefe do executivo.

A taxa apresentada pelo Datafolha é a mesma de três meses atrás, o que mostra estabilidade na aprovação do governo Bolsonaro.

 

O levantamento

A pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira (8) pelo instituto Datafolha foi realizada entre os dias 4 e 5 de com cerca de 2.086 entrevistados, maiores de 16 anos, em 130 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Última atualização em 01/09/2020 às 20:35