Menu

Google Doodle celebra o mbira, instrumento musical nacional do Zimbábue

22/05/2020 às 03:00
Tempo de leitura
2 min

21 de maio marca o início da Semana da Cultura do Zimbábue, país sul-africano, e o Google se junta à celebração com um doodle na página inicial que permite tocar o instrumento nacional do Zimbábue, o mbira.

O mbira é um instrumento musical africano, tradicional para o povo Shona do Zimbábue. Consiste em uma placa de madeira com dentes de metal deslocados, tocada segurando o instrumento nas mãos e beliscando os dentes com os polegares (aparentemente), o dedo indicador direito e, às vezes, o dedo indicador esquerdo.

Crédito da imagem: Divulgação/Google

De acordo com o Google, a música tocada na mira costuma consistir em duas ou mais partes aninhadas e repetitivas, separadas por uma natureza polirrítmica multifacetada. As músicas se prestam à improvisação, então não há duas performances idênticas.

O Doodle do Google conta a história de uma jovem garota que assiste com grande interesse uma senhora jogando mbira, antes de crescer e inspirar a próxima geração de jogadores mbira. Quem está em casa também pode jogar, pressionando a tecla certa quando a nota chega à faixa, um conceito que deve ser familiar o suficiente para quem já tocou Guitar Hero.

Ao longo do jogo, você aprenderá e tocará músicas tradicionais e modernas. Depois de concluir todos os quatro níveis, você tem a opção de tocar livremente com o mbira digitando, clicando ou usando o teclado.

Para jogar o jogo do mbira do Google Doodle acesse este link.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 06/09/2021 às 15:48