Vai à academia? Você precisa de alguns itens básicos em seu armário.
Um estudo diz que uma forma de se manter motivado para se exercitar é gastar dinheiro com isso, dessa forma você vai considerar isso como um investimento e será mais difícil você desistir porque você não quer perder seu dinheiro. Além disso, ter um bom tênis, uma jaqueta favorita e roupas que você gosta faz com que você tenha mais vontade de usá-los e levá-los para passear (ou neste caso, exibi-los na academia, na rua ou no seu selfies de casa).
Assim como há o básico para o estilo casual e o estilo elegante, também há o básico para o exercício e não é só uma questão de moda. Por um lado, usar a mesma roupa suada todos os dias aumenta a possibilidade de desenvolver fungos ou irritações na pele, por outro, é a melhor maneira de sua fiel camiseta acabar cheia de buracos, com manchas amarelas e completamente transparente.
Além disso, a roupa certa ajuda você a ter um melhor desempenho, permite que sua pele respire e não fique preso ou emaranhado com seus halteres ou equipamentos de academia.
A melhor parte? É o ponto ideal entre estilo e conforto, e você realmente não precisa de muitas coisas para ter um guarda-roupa de treino completo. Você vai treinar para você e para sua saúde, mas isso não significa que você tenha que deixar o estilo de lado.
Confira as roupas de academia básicas para se exercitar que você não pode perder:
Moletons e camisas
Os moletons são básicos tanto para o exercício quanto para os estilos casual, smart casual e athleisure, e não podem faltar na hora de se exercitar.
Quanto aos moletons, você pode escolher entre as versões fechadas ou com zíper na frente que é mais fácil de tirar e colocar. Estes servem para você chegar à academia e se cobrir ao sair, ou você pode usá-los durante o exercício. Os moletons básicos são um pouco mais confortáveis, pois o capuz não atrapalha e pode ser um ótimo item para treinar ao ar livre em dias frios.
Camisetas de manga curta e longa (nunca sem manga)
Definitivamente, você não pode ir à academia sem uma boa camiseta e, embora o algodão seja básico, é melhor escolher materiais especiais que ajudem a absorver melhor o suor. Aqui você tem duas opções: a camiseta de manga curta, que é mais fresca, ou a de manga comprida para treinar quando está frio ou quando vai sair no sol e não quer se queimar.
A t-shirt sem mangas também é uma opção, o problema é que ela não permite que o suor seja absorvido e é provável que escorra para todo lado. Além disso, este tipo de roupa não é muito bonita se você não tiver músculos bem desenvolvidos.
Shorts de corrida e treino
Sim, há uma diferença entre shorts de corrida e shorts de treino. Os de treino são um pouco mais compridos e ficam acima do joelho (para não mostrar muito durante o treino) e são feitas de tal forma que você não terá muito tecido se movendo durante o exercício. Eles também têm bolsos para que você possa guardar tudo o que precisa.
Os shorts de corrida são feitos para dar mais liberdade de movimento, por isso são um pouco mais curtos e podem não ter bolsos ou apenas ter um pequeno onde você não poderá guardar muitas coisas.
Calças e leggings
Você pode usar shorts para malhar a maior parte do ano, mas no inverno precisa de algo que te cubra um pouco mais, e as calças são uma ótima opção. É importante que você escolha um material leve e confortável, isso evitará que o suor os torne mais pesados e dificulte sua mobilidade. Já as leggings são uma boa opção para correr e usar por baixo de shorts quando necessário. De preferência, eles devem ser feitos de um material grosso, caso contrário, você poderá ter momentos desconfortáveis.
Jaquetas leves (impermeáveis)
Seja para correr ou para usar depois de um treino, você precisa de uma jaqueta leve e impermeável (um blusão pode ser uma ótima opção) para que seus músculos fiquem aquecidos e seu suor não comece a congelar.
Você também pode precisar de uma jaqueta mais grossa durante o inverno para evitar desanimar com o frio. Nestes casos não use uma jaqueta de couro ou um biker, você deve escolher uma com materiais especiais para treinar caso contrário ela acabará estragada.
Tênis e meias
O que vai nos pés é o mais importante, as meias corretas evitarão bolhas e escoriações devido ao atrito com os sapatos, assim como evitarão que seus tênis se transformem em uma sopa de suor.
Para o ténis é necessário ter em conta o tipo de exercício que vai fazer, existem para treinar, correr e praticar vários esportes, cada tipo oferece-lhe uma forma diferente de apoio e vai ajudar a manter-se lesionado gratuitamente.
A bolsa
Por fim, você precisa de uma boa bolsa na qual possa transportar seus tênis, roupas, fones de ouvido e garrafa de água sem precisar jogar tudo em um saco plástico. As bolsas de ginástica possuem diferentes compartimentos para guardar roupas sujas e limpas, além de uma seção especial para tênis.