Já temos os dois primeiros classificados às quartas de final da UEFA Champions League 2019/20. A terça-feira (10) reservou dois confrontos que colocaram frente a frente Valencia x Atalanta e RB Leipzig x Tottenham. E, numa tarde de muitos gols, dez no total das nas duas partidas, italianos e alemães confirmaram as vitórias da ida e garantiram sua continuidade na Champions. Veja os gols de cada partida clicando sobre o placar do confronto.
⏰ RESULTS ⏰
?⚪️ Sabitzer (2) & Forsberg inspire Leipzig past Tottenham
⚫️? Josip Iličić scores FOUR as debutants Atalanta reach last 8? Performance of the night?#UCL
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) March 10, 2020
Valencia 3 x 4 Atalanta
Jogo da Atalanta é sempre garantia de muitos gols, e na terça-feira não foi diferente. O time italiano, que possui um dos ataques mais positivos do mundo, e o Valencia, deram um show de gols, na Espanha, e fecharam o placar do jogo em 4 a 3 para os visitantes. Destaque para o atacante esloveno Josip Iličić, autor de quatro gols no jogo de ontem, e cinco nos dois jogos das oitavas.
Como a Atalanta já havia goleado em casa por 4 a 1, o 8 a 4 no placar agregado traduziu bem a superioridade italiana no confronto. Apesar do grande número de gols, nenhum torcedor pôde acompanhá-los ao vivo, do estádio. Isso porque a partida foi disputada com portões fechados, em medidas de prevenção ao surto do novo coronavírus que atinge a Europa.
??✨ WE KEEP MAKING HISTORY!!!
?? IL VIAGGIO CONTINUA!!!#VCFAtalanta #UCL#GoAtalantaGo ⚫️? pic.twitter.com/X71XlEAfdk— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) March 10, 2020
Gols
O primeiro gol da partida saiu rapidinho, aos três minutos do primeiro tempo. Iličić sofreu pênalti do zagueiro Diakhaby e ele mesmo bateu, no meio do gol, para abrir o placar para a Atalanta.
Apesar do gol relâmpago, o Valencia não se abateu e logo chegou ao empate. Aos 21 minutos, após confusão da zaga da Atalanta, ponto fraco da equipe, o atacante Kevin Gameiro ficou com a bola e girou batendo na saída do goleiro.
Ainda no primeiro tempo, Diakhaby fez outro pênalti, desta vez colocando a mão na bola dentro da área. Iličić mais uma vez foi pra bola e marcou de novo, dessa vez batendo no canto esquerdo do goleiro Cillessen. Em 43 minutos jogados, o placar mostra 2 a 1 para a Atalanta.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Valencia voltou atacando e aos seis minutos empatou, mais uma vez com Gameiro, que aproveitou cruzamento para fazer de cabeça.
E sem se entregar, a equipe espanhola chegou a virada, com o meia Ferrán Torres, que aos 22 minutos recebeu bonito lançamento e, na saída do goleiro Sportiello, tocou de cobertura para fazer um golaço.
Mas a reação do Valencia parou por aí e quatro minutos depois, aos 26, Iličić apareceu outra vez, agora para assinalar seu hat-trick. O camisa 72 recebeu passe de Zapata na entrada da área, invadiu carregando a bola e bateu firme, rasteiro, no canto de Cillessen. Três a três.
E ainda havia tempo para mais. Após bonita troca de passes no ataque, Freuler deixou Iličić na boa, cara a cara com goleiro. O esloveno só tinha o trabalho de tirar de Cillessen, mas ele ainda conseguiu fazer um golaço, batendo forte e colocado, no ângulo. Assim foram dados números finais ao confronto, 4 a 3 para a Atalanta e vaga garantida nas quartas de final.
RB Leipzig x Tottenham
Após perder de 1 a 0 em casa, na ida, o Tottenham de José Mourinho viajou até a Alemanha com um difícil missão. E quando a bola rolou, essa missão se mostrou impossível. Os ingleses, atuais vice campeões da Champions League, foram atropelados pelo Leipzig, que venceu por 3 a 0, com gols de Sabitzer (2) e Forsberg.
We made it! ???
Unglaublich.#RBLSPURS pic.twitter.com/GtINyfrshx
— RB Leipzig (@DieRotenBullen) March 10, 2020
Gols
Precisando de um empate para se classificar, o RB Leipzig não seu chances pro azar e logo aos 10 minutos do primeiro tempo inaugurou o marcador com o meia austríaco Sabitzer, que recebeu passe do atacante Timo Werner e bateu forte, de primeira, com efeito que enganou o goleiro Lloris.
Vendo um Tottenham totalmente perdido em campo, os alemães passaram a agredir bastante, principalmente com as subidas do lateral Angeliño. E foi numa dessas jogadas que o Leipzig conseguiu ampliar. Após lançamento longo, o lateral Aurier falhou no corte e a bola sobrou para o camisa 3 da equipe alemã cruzar na cabeça de Sabitzer, que nem precisou pular para fazer 2 a 0.
O terceiro gol saiu somente no fim do jogo, aos 42 do segundo tempo, quando, após cruzamento de Angeliño e corte errado da zaga do Tottenham, no bate rebate a bola sobrou para o meia Forsberg, que bateu de chapa para fazer 3 a 0 e dar números finais ao placar.
Oitavas de final da Champions League
Hoje (11), mais duas partidas acontecem pelas oitavas de final da Champions League: O atual campeão Liverpool recebe o Atlético de Madrd, na Inglaterra, precisando vencer, e o PSG enfrenta, dentro de seus domínios, o Borussia Dortmund, com o time francês buscando reverter a derrota na ida. Ambas as partidas acontecem às 17h (horário de Brasília).