Menu

Atlético volta ao Parque do Sabiá com apenas três remanescentes do último duelo contra o Uberlândia

O confronto de quarta-feira será o de número 100 da história entre Periquito e Galo.
01/02/2022 às 12:18
Tempo de leitura
3 min
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Foto: Bruno Cantini/Atlético

O Atlético encara o Uberlândia na noite de quarta-feira, 2 de fevereiro, às 19h30, no Parque do Sabiá, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O jogo terá transmissão do canal pay per view Premiere.

Atlético volta ao Parque do Sabiá com apenas três remanescentes do último duelo contra o Uberlândia
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Vindo de um empate e uma vitória, o Atlético busca manter sua invencibilidade para tentar a liderança do campeonato pela primeira vez. O Uberlândia vem de uma derrota e uma derrota, se posicionando na quinta colocação.

A última vez que o Atlético jogou no Parque do Sabiá foi no dia 21 de janeiro de 2020, antes do início da pandemia. O Galo venceu o Uberlândia pelo placar mínimo, com um gol de pênalti do lateral-esquerdo Fábio Santos. O goleiro Michael ainda defendeu uma penalidade naquele jogo e garantiu os três pontos para a equipe da capital.

Agora, em 2022, o Atlético tem um plantel bem diferente daquele que atuou no estádio do Triângulo Mineiro pela última vez. Do atual elenco, que foi campeão Brasileiro, da Copa do Brasil e do Mineiro de 2021, apenas três jogadores entraram em campo naquele duelo contra o Uberlândia: o zagueiro Réver e os volantes Jair e Allan. O trio foi titular, sendo que os dois primeiros estiveram em campo durante toda a partida, enquanto o camisa 29 foi substituído por Ramón Martínez, atualmente emprestado ao Libertad-PAR.

Fábio Santos, autor do gol da vitória contra o Uberlândia em 2020, hoje defende o Corinthians, e Michael, que defendeu o pênalti, está emprestado ao Alverca-POR.

O confronto de 2020 também marcou a estreia do técnico Rafael Dudamel no Atlético. Após 37 dias daquele jogo, o treinador venezuelano foi demitido, depois da eliminação do Atlético para o modesto Afogados-PE na segunda fase da Copa do Brasil – dias antes, o Galo havia caído na primeira fase da Copa Sul-Americana para o Unión-ARG.

Porém, mais uma vez, o Atlético vai a Uberlândia com um treinador estrangeiro, que tem pouco tempo de clube. Se Dudamel fez a estreia contra o Periquito, o argentino Antonio “El Turco” Mohamed comandará o Galo pela terceira vez. Tony estreou no empate por 1 a 1 com o Villa Nova, quarta-feira, 26 de janeiro, em Nova Lima. No último sábado (29), o comandante conheceu sua primeira vitória: 3 a 0 no Tombense, no Independência.

Provável escalação do Atlético: Rafael; Guga, Igor Rabello, Vitor Mendes e Dodô; Guilherme Castilho, Calebe e Tchê Tchê; Dylan Borrero, Neto e Fábio Gomes.

Arbitragem

  • Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
  • Quarto árbitro: Alexander Medeiros Xavier
  • Inspetor: Joel Tolentino Damata Junior

Retrospecto

Faz tempo desde a última derrota do Atlético para o Uberlândia fora de casa. Para ser mais exato, o Galo não perde para o Piriquito desde 1987, quando foi derrotado por 2 a 1.

De lá para cá, aconteceram mais 15 jogos entre Atlético e Uberlândia, com mando do Alviverde sem que o Galo saísse de campo derrotado. Foram 11 vitórias atleticanas e 4 empates.

O jogo de quarta-feira, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, será o confronto de número 100 entre Uberlândia e Atlético. O Galo tem 59 vitórias, 15 derrotas e 25 empates na história do duelo. Foram 190 gols alvinegros e 80 alviverdes.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:30