A primeira parcela do Pé-de-Meia, programa do Governo Federal que visa reduzir a taxa de evasão escolar do Ensino Médio, começa a ser paga a partir desta terça-feira, 26 de março de 2024.
Confira o calendário do Pé-de-Meia:
- 26 de março: estudantes nascidos em janeiro e fevereiro;
- 27 de março: estudantes nascidos em março e abril;
- 28 de março: estudantes nascidos em maio e junho;
- 1º de abril: estudantes nascidos em julho e agosto;
- 2 de abril: estudantes nascidos em setembro e outubro;
- 3 de abril: estudantes nascidos em novembro e dezembro.
A parcela de R$ 200 será creditada automaticamente em contas digitais pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos. Estudantes menores de idade precisam da autorização de um responsável legal para realizar movimentação na conta bancária, como por exemplo, sacar o dinheiro, ou usar o aplicativo Caixa Tem. Esse consentimento deve ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo próprio aplicativo citado. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.
Os alunos aderidos ao Pé-de-Meia vão receber, por ano, 9 parcelas de R$ 200, além de um depósito de mil reais anuais em uma poupança, cujo valor só poderá ser sacado após a conclusão do ano letivo.
Esse novo benefício criado pelo Governo Federal serve como incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público, democratizando assim o acesso e reduzindo a desigualdade social entre os jovens.