Menu

Balanço celeste: o ataque do Cruzeiro em 2019

16/12/2019 às 13:00
Tempo de leitura
5 min

O ano do Cruzeiro acabou da pior forma possível. O time celeste foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez em sua história e viu seus torcedores realizarem atos de selvageria ao depredarem o Mineirão, casa de tantas conquistas. A temporada de 2019 é para se deixar para trás, mas não esquecer, para que erros como este não voltem a se repetir. Sendo assim, faremos uma série de matérias especiais analisando o desempenho de setores da Raposa para ver o que de pior e de melhor, se possível, aconteceu no ano.

Após falarmos da defesa e do meio de campo do Cruzeiro nos dois primeiros textos da série, falaremos dessa vez, do ataque estrelado, setor que mais deixou a desejar no ano.

Pontas

David

Um dos jogadores mais criticados pelo torcedor celeste, David pelo menos não pecava na omissão e tentava o jogo todo, sem se esconder. Fora isso, errava em tudo. E quando o momento é ruim, quanto mais se tenta, mais se erra. Para se ter ideia da fase do jogador, o último gol de David foi em março, ainda pelo Campeonato Mineiro. Além disso não se destacava em outros números, como assistências. Para piorar, o jogador postou uma foto nos “Melhores amigos” de seu Instagram um dia após o rebaixamento do Cruzeiro, comemorando suas férias e de cabelos loiros. A imagem vazou e causou a ira do torcedor celeste.

Balanço celeste: o setor ofensivo do Cruzeiro em 2019

Imagem foi postada no dia seguinte à queda do Cruzeiro e revoltou torcida – Crédito da foto: Reprodução/Internet

Ezequiel

Pedido de Rogério Ceni, o jogador que veio para BH quando era reserva do Sport, na Série B, mostrou que qualquer um pode se tornar jogador. Com dificuldades de dominar uma bola, o melhor lance do camisa 17 foi um chute na trave quando ele tentou cruzar. Não fica no Cruzeiro em 2020.

Pedro Rocha

Uma das maiores decepções no ano, Pedro Rocha custou caro, tinha salário alto e não mostrou nada. Pouca entrega em campo, longos períodos lesionados, acusações de corpo mole por parte da torcida e futebol pífio marcaram a passagem do atacante, que veio passar férias em Belo Horizonte e se mostrou um péssimo  investimento, custando ao Cruzeiro, para não dar nenhum retorno, um dinheiro que o time não tem. Jogará no Flamengo em 2020.

Rafinha

Deixou o Cruzeiro no meio do ano e não teve um papel de destaque no clube, em 2019.

Centroavantes

Fred

Dono de salário milionário e de um currículo vencedor, Fred conseguiu a proeza de ser um dos piores jogadores do Cruzeiro em 2019, e olha que o páreo foi duro. Após um início de ano com muitos gols em times fracos do Campeonato Mineiro e da Libertadores, o desempenho no resto do ano foi pífio. O camisa 9 praticamente só tocou na bola para bater pênaltis e conseguiu levar o torcedor celeste à loucura. Para piorar, o time celeste perdeu uma ação em que o Atlético-MG, ex-time do atacante e maior rival da Raposa, cobra R$ 10 milhões de jogador e clube pela transferência do atleta.

Fred

Fred dificilmente voltará a vestir a camisa do Cruzeiro – Crédito da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Sassá

Briga, força, entrega, luta, são as principais características de Sassá. Sendo assim, talvez o melhor para ele seria mudar de posição, talvez virando primeiro volante, ou de esporte, indo lutar MMA. Com as péssimas exibições de Fred, o torcedor do Cruzeiro vira e mexe pedia o camisa 99 em campo. Quando este entrava, quem assistia entendia o motivo da reserva. Fraco tecnicamente, o centroavante marcou pouquíssimos gols no ano, mas também teve poucas chances. Ainda não se sabe se continuará no time em 2020.

Joel

Reintegrado ao elenco após voltar de empréstimo em Portugal, Joel entrou em algumas poucas partidas e mostrou os motivos de não ter sido aproveitado anteriormente. Não deve continuar no clube.

Vinícius Popó

Maior estrela da base celeste, Popó entrou em campo poucas vezes e seu baixo número de minutos não permite uma avaliação completa. O que se pode dizer é que o jogador possui muito potencial e espera-se que recebe chances na Série B. É um dos nomes pelo qual a reconstrução do clube passa.

Balanço celeste: o setor ofensivo do Cruzeiro em 2019

Grande joia da base celeste, Vinícius Popó espera receber mais minutos em 2020, para ajudar na reconstrução do clube – Crédito da foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Raniel

Negociado com o São Paulo para que o Cruzeiro pudesse fazer caixa e pagar salários, Raniel jogou no Cruzeiro até metade do ano e não teve papel de destaque.

Ataque celeste

Poucos gols e zero inspiração, esse é o resumo do ataque cruzeirense em 2019. Na parte fácil do ano, campeonato estadual e fase de grupos da Libertadores, o setor ofensivo até se destacou, mas no restante da temporada o desempenho do ataque foi sofrível. Muito da queda do Cruzeiro tem de ser creditada a esse setor, pois em boa parte do ano se sentia que era impossível o time mineiro marcar gols e vencer partidas.

Veja também: Balanço celeste – o meio de campo do Cruzeiro em 2019

COMENTÁRIOS