Menu

Barragem se rompe e deixa desabrigados em Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha; veja vídeos

31/03/2020 às 09:18
Tempo de leitura
2 min

Uma barragem de água se rompeu, na segunda-feira (30), e deixou famílias desalojadas na zona rural da cidade de Novo Cruzeiro, localizada na região do Vale do Jequitinhonha. De acordo com informações, a estrutura passava por obras de expansão e isso pode ser a principal causa do rompimento. Não houve registro de feridos e ainda não se pôde precisar quantos lares foram atingidos no total.

Técnicos agora analisam as possibilidades de reocupação das casas atingidas para os próximos dias, visando a segurança dos moradores. As causas do acidente serão investigadas pela Defesa Civil do município e Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

A estrutura, conhecida como Barragem do Japonês, era particular e no momento do rompimento, uma retroescavadeira trabalhava no local. O maquinário chegou a ser arrastado pela força da água, mas o operador conseguiu se salvar. A barragem, que fica num lugarejo conhecido como Comunidade da Saudade, mede aproximadamente 14 mil metros de espelho de água e tem profundidade média de 1,5 metro.

Moradores filmaram a força da água, após o rompimento. Veja:

Veja também: Minas Gerais terá semana com pancadas de chuva e tempo nublado

Última atualização em 14/09/2021 às 15:15