Menu

Barragem transborda em Congonhas e é vistoriada pela ANM

23/12/2019 às 09:59
Tempo de leitura
2 min

Na última sexta-feira (20), a barragem de Josino, da empresa Ferro + Mineração S.A, transbordou após uma forte chuva na cidade de Congonhas, Região Central de Minas Gerais. Na noite de ontem, domingo (22), a Agência Nacional de Mineração (ANM), afirmou que técnicos realizariam uma vistoria no local em questão na manhã de segunda-feira (23).

A chuva atingiu a cidade por volta das 16h de sexta-feira e durou cerca de uma hora e meia, com acúmulo de 97 milímetros, aumentando o material acumulado da estrutura. De acordo com a agência, não houve o rompimento da barragem, entretanto, a forte chuva fez com que o material de sedimento acumulado vazasse, lançando sedimentos para fora.

Ainda segundo a ANM, a barragem foi construída com 16,6 mil m3, nove metros de altura e está classificada dentro da Política Nacional de Segurança de Barragens com categoria de risco baixo e dano potencial médio.
Leia também: 25 barragens estão em alerta em Minas e 4 apresentam risco de rompimento
“A empresa Ferro + Mineração S.A, responsável pelo empreendimento, enviou à ANM, no último dia 30 de setembro a Declaração de Condição de Estabilidade e, segundo extrato de inspeção regular enviado em 05 de dezembro, a barragem não possuía anomalias. A equipe da ANM já está in loco e mais técnicos estão a caminho para averiguação e ações pertinentes”, declarou em nota a ANM.
Barragem transborda em Congonhas e é vistoriada pela ANM

Material vazado da barragem – Crédito da foto: Reprodução/TV Globo

COMENTÁRIOS