Belo Horizonte entra em alerta contra sarampo

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Após milhares de casos de dengue serem constatados em Belo Horizonte e região, a capital mineira agora passa por outro problema: a ameaça de sarampo. A notificação de alerta foi emitida nesta quarta-feira (21), após o surto da doença no estado de São Paulo, que já chega a 1,8 mil casos. Além disso, um morador do interior de São Paulo, com suspeita de contágio, passou pela capital mineira e deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro-Sul, no Bairro Santa Efigênia.

Minas Gerais possui até o momento quatro casos de sarampo, incluindo o de BH. Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) já identificou 190 casos suspeitos em 73 municípios mineiros.

Nesta quinta-feira (22), a capital mineira deu início a uma campanha de vacinação contra o vírus do sarampo, para atender uma recomendação do Ministério da Saúde. Sendo assim, todas as crianças acima de seis meses, até 11 meses e 29 dias, devem receber uma dose da vacina tríplice viral. A expectativa é proteger cerca de 29 mil crianças que moram na capital. Para as demais faixas etárias, a recomendação é de duas doses, para quem tem até 29 anos de idade. Acima desta idade, é necessário apenas uma.

Sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença grave, transmitida pela fala, tosse e espirro. A doença é extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Ao identificar os sintomas, deve-se procurar o mais rápido possível uma unidade de saúde. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Jacson Machado, há 2 milhões de doses da vacina espalhadas nos postos de saúde de BH. A vacina está disponível em todos os 152 centros de saúde da capital.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS