Betim e Teófilo Otoni promovem retorno gradual do comércio

Na contramão de cidades como Belo Horizonte, que enrijeceu mais suas determinações do isolamento social, as cidades de Betim, na região metropolitana da capital, e Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, começaram a promover hoje (22), o retorno gradual do comércio nos municípios.

Apesar do retorno, a fiscalização passou a ser mais intensa e normas passaram a ser adotadas para o funcionamento dos comércios que retornam.

Betim

Em Betim, o retorno vale para estabelecimentos que não geram aglomeração de pessoas. Para funcionarem, os comércios precisarão fornecer álcool para funcionários e clientes, limitar o número de clientes nos estabelecimentos e delimitar distância mínima de um para outro, fiscalizar o uso de máscaras por todos os funcionários e clientes que estiverem dentro dos estabelecimentos, além higienizar produtos e máquinas de cartão, entre outros pontos destacados no Decreto em vigor na cidade.

A fiscalização se dará por meio de forças-tarefas compostas por mais de 100 funcionários da administração municipal que se dividirão em 30 equipes formadas por profissionais da Vigilância de Saúde, Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Procuradoria Geral do Município, por meio do Procon.

Teófilo Otoni

Já em Teófilo Otoni, o Decreto 8.035 permite a retomada de atividades desde que os empresários adotem algumas medidas como funcionamento de somente quatro horas diárias, de 8h às 12h ou de 14h às 18h, de acordo com segmentos; promoção de sistema de escalas e revezamento de turnos para reduzir aglomeração de funcionários; disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os funcionários; disponibilização de álcool 70% ou medidas de higiene para os clientes, entre outros.

De 8h às 12h funcionarão em Teófilo Otoni comércios de: artigos médicos e ortopédicos; livros, jornais e papelarias; materiais de informática e comunicação; comércio de veículos e motocicletas; comércio de peças automotivas e acessórios; artigos de utilidades domésticas, similares e artigos infantis; lojas de materiais de escritório e papelaria.

De 14h às 18h funcionarão em Teófilo Otoni comércios de: perfumaria e cosméticos; móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; óticas; tecidos, vestuários, calçados e demais artigos de moda; prestadores de serviços diversos.

Já os estabelecimentos em Teófilo Otoni que atuam em mais de um segmento simultaneamente deverão escolher entre algum dos horários.

Veja também: Mais três óbitos são confirmados e Minas Gerais chega a 47 mortes por coronavírus

Comentários