O futebol já provou muitas e muitas vezes que um elenco balanceado e com boas opções pode ser mais efetivo e vencedor que plantéis caros e estrelados. Nos últimos anos, o Cruzeiro tem se destacado por montar elencos não tão caros, em comparação com alguns de seus principais adversários, e se dar bem em cima de times com o investimento muito maior.
E para a temporada de 2019, o “Cabuloso” parece estar seguindo a mesma receita. Algumas contratações de maior impacto, como a do meia Rodriguinho, foram feitas, mas a diretoria e o treinador Mano Menezes apostaram na manutenção do elenco e na chegada de reforços pontuais para acrescentarem ao time. E mesmo sendo apenas o início da temporada, a tática parece estar dando certo.
Alguns jogadores que chegaram sem tanto alarde, e mesmo alguns que já estavam no elenco, vem demonstrando um bom futebol e se credenciando como boas opções para a temporada. A seguir trarei aqueles jogadores “sem tanta grife” que mais tem me impressionado nesse início de caminhada em 2019.
Rafael
Todo ano surgem dúvidas sobre a forma do goleiro Rafael. Percebe-se um certo receio por parte da torcida por causa da sua falta de jogos e o avanço da idade sem ser o titular da equipe. Só que ano após ano, o camisa 12 celeste prova que, “como vinho”, fica a cada dia melhor. Há poucos dias o arqueiro mostrou mais uma vez que tem condições de ser titular em qualquer equipe do Brasil ao fazer uma partida espetacular contra a Tombense, com direito inclusive a defesa de pênalti.
Orejuela
O jovem lateral colombiano chegou como desconhecido e vem agradando e muito o torcedor celeste. Rápido e forte, Luis Orejuela se destacou em toda oportunidade que teve e mostrou que Edilson tem que abrir o olho. As atuações têm sido tão boas que mesmo sendo reserva foi convocado para a seleção de seu país.
Dodô
É verdade que este tem um pouco mais de “grife” que os outros citados, mas por ainda ser reserva e pelo titular Egídio estar dando poucas chances para o contratado ganhar a posição, achei que este merecia entrar na lista. Dodô foi muito bem quando atuou e dá pistas que será importantíssimo no ano celeste.
Rafinha
Outro que já está a mais tempo no elenco e goza de grande prestígio com o técnico Mano Menezes, mas que merece entrar na lista pela sua utilidade ao time celeste. Polivalente e muito voluntarioso, Rafinha agrega demais ao Cruzeiro. Algumas deficiências técnicas são óbvias, principalmente na finalização, mas ainda assim o veterano com jeitão de garoto parece que está a cada dia melhor. Pouca mídia e um ótimo futebol.
David
No plantel desde o ano passado, David sempre se viu cercado de expectativas, mas as lesões o atrapalharam a engrenar. Já nesse ano, sempre que entrou em campo se destacou e pode muito bem se tornar peça importante para o 2019 do Cruzeiro.
Marquinhos Gabriel
Outro que chegou sem muito alarde, mas que vem fazendo um bom início de temporada. Rápido e incisivo, o ponta sempre é uma boa opção e parece agradar o técnico Mano Menezes. Deverá aparecer muito durante o ano.
E você, leitor, concorda com esses nomes? Adicionaria mais alguém? Comente!