Menu

Candidatos à presidência da República serão sabatinados no Jornal Nacional

28/08/2018 às 13:16
Tempo de leitura
3 min

Nos próximos dias os presidenciáveis mais bem colocados nas principais pesquisas eleitorais serão sabatinados por William Bonner e Renata Vasconcelos no Jornal Nacional.
As entrevistas tiveram início nesta segunda-feira (27), com o candidato Ciro Gomes (PDT). Na sequência, por ordem de sorteio, serão entrevistados: Jair Bolsonaro (PSL) na terça-feira; Geraldo Alckmin (PSDB) na quarta-feira e Marina Silva (Rede) na quinta-feira. O ex-presidente Lula (PT), que lidera as pesquisas eleitorais, não participará por estar preso em Curitiba desde abril, não podendo então, por determinação da justiça, participar de entrevistas.
Nas entrevistas o jornal deve abordar temas que marcam cada uma das candidaturas, questionar assuntos e tratar da viabilidade de alguns pontos dos programas de governo. Na semana de 17 a 21 de setembro, os candidatos mais bem pontuados pela pesquisa DataFolha mais recente também estarão no Jornal da Globo.
O tempo de entrevista será de 25 minutos e, ao fim, seguindo o modelo da campanha eleitoral que a Rede Globo faz, o candidato terá 1 minuto para dizer que Brasil ele quer para o futuro.
Nesses mesmos dias e na mesma ordem, os candidatos serão entrevistados no quadro Central das Eleições, da GloboNews, a partir das 22 horas.

A entrevista de Ciro Gomes

Ciro Gomes, por ordem de sorteio, foi o primeiro candidato a ser entrevistado pelo Jornal Nacional. O candidato foi questionado sobre temas como corrupção, segurança pública, governabilidade, endividamento e diferenças com sua vice, Kátia Abreu.
O momento mais tenso da entrevista se deu quando o candidato foi questionado sobre seu compromisso com Carlos Lupi, presidente do PDT, mesmo ele sendo réu por improbidade administrativa na Justiça Federal do Distrito Federal. Ciro negou que ele seja réu e reafirmou que Lupi “tem a minha confiança cega”. A Informação sobre a situação judicial sobre Carlos Lupi foi confirmada por Willian Bonner, que citou o número processual por qual Lupi responde.

Jornal Nacional e histórico de entrevistas com candidatos

Um dos jornais de maior audiência na TV brasileira, o Jornal Nacional, costuma ser uma vitrine positiva ou negativa para os candidatos à Presidência.
As entrevistas feitas pelo jornal geralmente são duras e os políticos podem ganhar ou perder pontos com a opinião pública a depender da segurança e conteúdo de suas respostas.
Em 2014, a condução de Patrícia Poeta nas sabatinas da ex-presidente Dilma Rousseff e da então candidata Marina Silva foi considerada pouco incisiva e insatisfatória, o que levou à saída da apresentadora do telejornal.
Leia também: Conheça os programas de governo dos candidatos a presidente para a educação

Última atualização em 19/08/2022 às 10:50