Candidatos à presidência da República comentam incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Alguns Candidatos à presidência da República repercutiram em suas redes sociais o incêndio de grandes proporções do Museu Nacional no Rio de Janeiro, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A instituição, que completou 200 anos em 2018, tinha um acervo de 20 milhões de itens e sofria com a falta de reformas, além de enfrentar problemas de orçamento.
Por conta da dimensão da perda e da repercussão midiática, é bem provável que a cultura e propostas de medidas de proteção ao patrimônio histórico nacional entre na pauta da campanha política das eleições deste ano.
Fato curioso é que, dos 13 candidatos à presidência da República, apenas PT, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) registraram em seus planos de governo a intensificação da proteção do patrimônio histórico do país arquivado em museus e bibliotecas.
Os demais candidatos abordam o fomento à cultura de maneira geral de diversas formas, como a democratização do acesso à cultura, como afirmada a proposta de Guilherme Boulos (PSOL); o reconhecimento às diversas manifestações culturais, apresentado por Geraldo Alckmin; a promoção de parcerias com o setor privado para incentivar a produção cultural, defendida por Jose Maria Eymael (DC).
Álvaro Dias (Podemos), defende juntar as demandas do setor com investimentos ciência e turismo. João Amoedo (Novo) apresenta brevemente a possibilidade de novas políticas de financiamento; João Goulart (PPL) prevê estabelecer o protagonismo do Estado como formulador de prioridades culturais públicas.
Jair Bolsonaro (PSL), Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU) não apresentam proposta para a cultura em seus planos de governo.
Veja o que foi publicado pelos candidatos:
Álvaro Dias (Podemos)

João Amoedo (Novo)


Guilherme Boulos (PSOL)


Henrique Meirelles (MDB)


Geraldo Alckmin (PSDB)


Marina Silva (Rede)


João Goulart Filho (PPL)


Ciro Gomes (PDT)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS