Menu

Candidatos à presidência da República comentam incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro

03/09/2018 às 17:38
Tempo de leitura
3 min

Alguns Candidatos à presidência da República repercutiram em suas redes sociais o incêndio de grandes proporções do Museu Nacional no Rio de Janeiro, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A instituição, que completou 200 anos em 2018, tinha um acervo de 20 milhões de itens e sofria com a falta de reformas, além de enfrentar problemas de orçamento.
Por conta da dimensão da perda e da repercussão midiática, é bem provável que a cultura e propostas de medidas de proteção ao patrimônio histórico nacional entre na pauta da campanha política das eleições deste ano.
Fato curioso é que, dos 13 candidatos à presidência da República, apenas PT, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) registraram em seus planos de governo a intensificação da proteção do patrimônio histórico do país arquivado em museus e bibliotecas.
Os demais candidatos abordam o fomento à cultura de maneira geral de diversas formas, como a democratização do acesso à cultura, como afirmada a proposta de Guilherme Boulos (PSOL); o reconhecimento às diversas manifestações culturais, apresentado por Geraldo Alckmin; a promoção de parcerias com o setor privado para incentivar a produção cultural, defendida por Jose Maria Eymael (DC).
Álvaro Dias (Podemos), defende juntar as demandas do setor com investimentos ciência e turismo. João Amoedo (Novo) apresenta brevemente a possibilidade de novas políticas de financiamento; João Goulart (PPL) prevê estabelecer o protagonismo do Estado como formulador de prioridades culturais públicas.
Jair Bolsonaro (PSL), Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU) não apresentam proposta para a cultura em seus planos de governo.
Veja o que foi publicado pelos candidatos:
Álvaro Dias (Podemos)

João Amoedo (Novo)


Guilherme Boulos (PSOL)


Henrique Meirelles (MDB)


Geraldo Alckmin (PSDB)


Marina Silva (Rede)


João Goulart Filho (PPL)


Ciro Gomes (PDT)

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:48