A cidade histórica de Ouro Preto inicia as comemorações pelos seus 314 anos com um espetáculo que promete unir potência rítmica, lirismo e brasilidade em sua mais alta expressão. No sábado (5 de julho), às 21h, no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP (Praça da UFOP), acontece o encontro entre o cantor e compositor Carlinhos Brown e a Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo.
A apresentação gratuita inaugura a programação oficial do aniversário da cidade, que se estende até o dia 8 de julho com outros grandes nomes da música brasileira. Para o concerto de abertura, o repertório selecionado passeia pelas diferentes facetas da obra de Carlinhos Brown, mesclando canções consagradas, ritmos afro-brasileiros e novos arranjos sinfônicos.
A Orquestra interpreta clássicos como “Amor I Love You”, “Já Sei Namorar” e “Vilarejo”, popularizadas pelos Tribalistas, grupo formado por Brown ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Também compõem o programa músicas marcantes como “Maria de Verdade”, “Segue o Seco”, “ECT”, “A Namorada” e “Quixabeira”, em releituras assinadas por Paulo Malheiros.
Para o maestro, o espetáculo tem como foco principal valorizar Carlinhos Brown como compositor.
“Muitas de suas músicas se tornaram famosas nas vozes de outros artistas, mas carregam sua assinatura criativa. É uma oportunidade de ressaltar essa genialidade, além de promover um intercâmbio entre o popular e o erudito com arranjos que trazem baianidade, percussão e ancestralidade para o universo orquestral”, explica Toffolo.
A fusão entre os violinos e violoncelos da Orquestra e os instrumentos percussivos que marcam a trajetória de Brown traduz o conceito do projeto, que busca promover uma simbiose pulsante entre tradição e inovação, entre o sinfônico e o popular.
Natural de Salvador, o artista baiano é conhecido por sua atuação multifacetada e pelas inúmeras colaborações com nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Marisa Monte, Cássia Eller e até mesmo com a banda de heavy metal Sepultura. Além disso, é o criador da Timbalada, grupo que revolucionou a música percussiva na Bahia a partir dos anos 1990.
“Para mim, clássico é tudo que perdura no inconsciente coletivo, e a Orquestra Ouro Preto se encontra nesse lugar tão tradicional quanto moderna”, afirma Brown, destacando a importância da longevidade e da coletividade na música brasileira.
A apresentação com Carlinhos Brown é o primeiro evento da série de shows que integra o calendário festivo do aniversário de Ouro Preto.
Programação do aniversário de Ouro Preto 2025
- Sábado, 5 de julho: Orquestra Ouro Preto convida Carlinhos Brown
- Domingo, 6 de julho: Turma do Pagode
- Segunda-feira, 7 de julho: Capital Inicial
- Terça-feira, 8 de julho: Vanessa da Mata
A expectativa da organização é de grande público para todas as atrações, que serão realizadas em espaços públicos e gratuitos, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto. A programação busca contemplar diferentes estilos musicais e públicos variados, consolidando a cidade como um importante polo cultural de Minas Gerais e do país.
A festa de 314 anos de Ouro Preto celebra, além da fundação da cidade, sua trajetória como Patrimônio Cultural da Humanidade e referência em arte, educação, patrimônio e turismo.