Menu

CarnaCAPS dá o seu recado em meio à folia pelas ruas de Itabirito

19/02/2020 às 17:35
Tempo de leitura
2 min

“Ô abre alas, o Caps vai passar! Pro manicômio, você não vai voltar!”, foi com esses versos que o CarnaCAPS saiu da Praça 1º de Maio, em Itabirito, na tarde de quarta-feira, 19, para espalhar alegria pelo Centro da cidade. O desfile dos usuários e funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto e Infantojuvenil teve a presença de familiares, servidores, foliões e a participação especial de integrantes de blocos caricatos de Itabirito e região, que ficaram por conta da batucada. “O CarnaCAPS trata de um assunto que poucas pessoas querem discutir, pois há uma história muito triste sobre os manicômios no Brasil que precisa ser mostrada e superada”, explica Marcos Paulo, maestro do U.R.U.C.U.M. e integrante de outros blocos carnavalescos.

Desfile toma conta das ruas de Itabirito nesta quarta-feira – Crédito da foto: Prefeitura de Itabirito

As marchinhas tradicionais cantadas durante o desfile tiveram as letras alteradas pelos próprios atendidos, durante as oficinas realizadas nos dois Caps. Versos que pediam atenção e inclusão, como “Manicômio nunca mais”, “Ei, você aí, me dá atenção aí, me dá atenção aí!” foram rapidamente aprendidos pelas pessoas que circulavam nas ruas. Muitas delas pararam para tirar fotos, aplaudir e dançar com os foliões. A servidora Cláudia Elias disse que, se não estivesse trabalhando, não pensaria duas vezes para cair na folia do CarnaCAPS. “Eles estão certíssimos em tomar essa iniciativa. Eles merecem nossa atenção”, elogiou Cláudia.

Carnavalesco Marcos Paulo apoia a causa da Saúde Mental – Crédito da foto: Prefeitura de Itabirito

O usuário do Caps Adulto, Alecssandro de Matos Dias, disse que adorou cair na farra. “Hoje o Carnaval foi o meu remédio”, disse. Sua colega Lidiani Mercês da Silva considera o desfile uma forma de dar o seu recado para a sociedade: “Hoje mostramos, com música e alegria, que somos pessoas com sentimentos e que merecemos respeito e compreensão”.