Casa da Ópera celebra 254 anos com alunos da rede municipal de Ouro Preto

Há mais de dois séculos, teatro municipal continua a desempenhar um papel vital na cena cultural de Ouro Preto, acolhendo eventos que celebram tanto a história quanto o futuro das artes no Brasil

Por Elis Bohrer
0 comment

Na manhã de quinta-feira, 6 de junho, alunos da rede municipal de ensino de Ouro Preto participaram das celebrações do aniversário de 254 anos da Casa da Ópera, o teatro municipal de Ouro Preto. A comemoração contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, da vice-prefeita Regina Braga, do presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, José Geraldo Muniz (Zé do Binga), e do diretor da Casa da Ópera, Roberto Sussuca. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Ouro Preto.

Casa da Ópera celebra 254 anos com alunos da rede municipal de Ouro Preto
No dia 7 de junho, o pianista Evan Megaro traz o espetáculo “Retratos do Brasil” - Crédito: Patrick de Araujo

A Casa da Ópera continua a desempenhar um papel vital na cena cultural de Ouro Preto, acolhendo eventos que celebram tanto a história quanto o futuro das artes no Brasil. As comemorações de seu 254º aniversário reafirmam seu valor como um dos mais importantes espaços culturais do país.

Programação de Aniversário

A celebração incluiu um show especial da dupla Luana e Luciano, em que pai e filha encantaram o público pelas ladeiras de Ouro Preto. À noite, o Quinteto Proala apresentará o espetáculo “MPB – Música de Protesto Brasileira”. No dia 7 de junho, o pianista Evan Megaro traz o espetáculo “Retratos do Brasil”. A cantora Joyce Cândido homenageará os musicais de Chico Buarque no dia 8 de junho. Finalizando as comemorações, André Vitorino e Gustavo Fechus apresentam “Sangue Latino” na tarde do dia 9 de junho. Com exceção do show do pianista Evan Megaro, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla, todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Sobre a Casa da Ópera

A Casa da Ópera de Vila Rica, hoje conhecida como Teatro Municipal de Ouro Preto, é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Sua fachada única possui paredes espessas de pedra e um frontão triangular detalhado com elementos simbólicos. Internamente, o teatro abriga plateia, camarotes, frisas e galerias, distribuídos em três pisos, totalizando 300 lugares.

Reforma Minuciosa

A Prefeitura de Ouro Preto, comprometida com a preservação do patrimônio cultural, realizou uma extensa reforma na Casa da Ópera. As obras incluíram a revitalização das estruturas de alvenaria, reforma completa do telhado, pintura externa e interna, revisão dos pontos de energia e iluminação, e descupinização. A boca de cena, sistema de movimentação das cortinas e bambolinas foram restaurados, além da pintura artística da boca de cena pelo historiador Aldo Araújo. O telhado recebeu melhorias significativas, e o sistema de combate a incêndios foi atualizado.

Reaberta ao público em 15 de dezembro de 2023, durante a programação especial de Natal, a Casa da Ópera tem reforçado sua vocação como casa de espetáculos, recebendo apresentações musicais, peças teatrais e eventos cívicos. Grandes nomes da arte nacional, como Marcos Veras, Paulo Betti e Vanessa Gerbelli, já passaram por seu palco, com a maioria dos eventos oferecendo entrada gratuita ao público.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS