Menu

Causas e três tratamentos para clarear axila e virilha

01/01/2020 às 20:24
Tempo de leitura
4 min

Muitas pessoas podem se sentir constrangidas por terem algumas áreas do corpo mais pigmentadas do que as outras. Manchas escurecidas nas axilas, virilhas, pescoço e cotovelo são as mais tradicionais quando se fala em hiperpigmentação da pele. Preparamos uma matéria para os leitores compreenderem melhor o que pode causar as manchas e três tratamentos que podem auxiliar no clareamento delas.

A hiperpigmentação é o excesso de produção de melanina na pele, geralmente essas manchas surgem em pessoas de pele morena e negra. Mas essa não é a única causa das manchas escuras, como também ter sido causadas por atritos que podem criar um processo inflamatório e escurecer a região, o que acontece muito com relação a virilha, por exemplo.

O uso da gilete com frequência também pode ser uma das causas para o surgimento de manchas escurecidas nas axilas e virilhas. E ainda tem uma última suspeita que precisa ser investigada com o auxílio médico: as manchas podem surgir decorrente de um problema de saúde, mais precisamente a diabetes. Neste último caso, as dicas de tratamentos para clarear as manchas na pele abaixo não se aplicam, é necessário tratamento médico.

Três formas de tratar manchas escuras na axila e virilha

 1 – Cosméticos despigmentantes

Os cosméticos despigmentadores, popularmente conhecidos como cremes clareadores da pele, são sempre a primeira opção disponibilizada nos consultórios dermatológicos. Cosméticos a base de Niacinamida e PhE-Resorcinol podem sim trazer um resultado satisfatório no combate ás manchas escuras nas axilas e virilhas.

Também é importante escolher bem o sabonete. A dica aqui é optar por um sabonete a base de glicerina ou até mesmo usar aqueles vendidos no mercado para bebês, pois possuem PH balanceado e são livres de corantes.

Filtro solar sempre!

2 – Clareamento a laser

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe clareamento de axila e virilha a laser, o que existe é a depilação a laser que pode melhorar o aspecto da pele.

Os esteticistas que trabalham com laser entendem que sessões de depilação a laser clareiam as regiões porque elas resolvem alguns probleminhas como pelos encravados sem criar inflamação no local, além disso, a pessoa deixa de usar gilete ou depilar com cera, o que escurece e muito a pele. E por último e mais importante, a depilação a laser retira os pelos da pele desde a raiz do folículo e emite um calor através do feixe, alcançando camadas mais profundas da epiderme, o que pode estimular a produção de colágeno, e, uma vez que o colágeno é produzido, há uma melhoria no aspecto da pele.

O colágeno é uma proteína de extrema importância, pois ele auxilia na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, que é responsável pela união, nutrição, sustentação e proteção de outros tecidos, além de entregar fibra à pele.  

3 – Química

A última opção para o clareamento da axila e virilha é o peeling químico. Deixamos o peeling por último propositalmente, acontece que este é um tratamento mais agressivo. O procedimento tem que ser realizado e acompanhado por um profissional na área da estética ou dermatológica. Nele são usados ácidos que se forem utilizados de maneira incorreta, podem causar um efeito rebote, ou seja, ao invés de clarear as manchas, pode escurecer mais e ainda causar outras manchas piores.

Dentro deste tratamento existem três níveis, o superficial, médio e profundo. O profissional avalia a pele antes e indica qual é o melhor nível para cada paciente.

COMENTÁRIOS