Menu

Cavani brilha e manda Portugal para casa

01/07/2018 às 03:49
Tempo de leitura
3 min

Já é de conhecimento geral o primeiro confronto das quartas de final da Copa do Mundo de 2018. Uruguai e França se enfrentarão, após despacharem Portugal e Argentina, respectivamente. E a “Celeste Olímpica” passou bonito pela seleção de Cristiano Ronaldo e companhia, com muita entrega e aplicação tática, além de contar com uma noite inspirada de Edinson Cavani, que terminou a partida com dois gols marcados. O gol português foi marcado pelo zagueiro Pepe, de cabeça. Cristiano Ronaldo até buscou bastante o jogo mas não conseguiu se sobressair contra a fortíssima marcação uruguaia e terminou a partida em branco. O melhor do mundo foi para a casa com 4 gols em 4 jogos na competição.

A partida colocava duas boas equipes, apesar de não serem tratadas como favoritas, frente a frente. Os portugueses depositavam toda a sua esperança em Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva. Já os uruguaios tinham Cavani e Luis Suárez como principais alternativas para vencer a defesa portuguesa. E foi a dupla latina que se sobressaiu. Logo aos 7 minutos do primeiro tempo, grande jogada dos dois atletas. Cavani fez lindo lançamento de 50 metros buscando “Luisito” e partiu para a área. O camisa 9 dominou, limpou a marcação e cruzou na medida para o centroavante do PSG se atirar na bola e meio de cabeça, meio de bochecha, colocar no ângulo de Rui Patrício e abrir o placar.

Com a vantagem, o Uruguai se retraiu e passou a esperar Portugal, que sofria demais na criação. O ferrolho latino, mas a falta de criatividade de seus meias fazia os portugueses ficarem girando a bola de um lado para o outro na intermediária, até o Uruguai recuperar. Não bastasse a tarde inspirada de Cavani, que causava perigo a cada jogada, o trio Laxalt, Nández e Torreira fazia partida impecável que destruíam todas as tentativas de ataque portuguesas. E o jogo seguiu nessa toada até o fim primeiro tempo.

Na volta para a segunda etapa, o jogo continuou igual. Portugal girando bola na intermediária ofensiva, mas com pouca objetividade e sem arriscar de longa distância. Cristiano Ronaldo a todo momento tinha que recuar para buscar jogo e isso reduzia as chances de ele por em prática seu enorme poder de finalização. Mas aos 10 minutos Portugal conseguiu, da maneira mais efetiva para furar boas defesas, fazer seu gol. Em jogada de escanteio, João Mário cobrou curto e Raphael Guerreiro fez belo cruzamento, na cabeça de Pepe, que cabeceou para o fundo do gol, empatando a partida.

Mas a alegria portuguesa não durou muito. Sete minutos depois, aos 17, o Uruguai conseguiu o gol da vitória num belo contra-ataque. Após receber a bola, Bentancur carregou pelo meio e fez belo passe para Cavani, que chapou de primeira, colocado. Um golaço, indefensável para Rui Patrício.

Após o gol, a seleção uruguaia fez valer sua fama de raçuda e o que se viu foi muita entrega em campo. Portugal não conseguia criar nada, nem após a entrada de Quaresma, e o jogo terminou assim. 2 a 1. Autor dos dois gols, Cavani foi substituído após sentir lesão e preocupa para as quartas de final. O Uruguai volta a entrar em campo na próxima sexta, dia 6.

Leia também: Em jogo de 7 gols, França vence Argentina e avança para as quartas de final

Última atualização em 19/08/2022 às 11:11