Menu

Cerca de 2,5 milhões de veículos tem pendências no licenciamento 2019, segundo Detran-MG

03/09/2019 às 23:00
Tempo de leitura
2 min

De acordo com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran – MG), cerca de 2,5 milhões de veículos apresentam pendências no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2019 em todo o estado. Ainda de acordo com o órgão, esse número equivale a 24,79% do total.

Ainda segundo os dados, somente na capital Belo Horizonte, 398.257 estão em situação irregular. Para o motorista que conduzir veículos que não estejam devidamente registrados e licenciados, há a previsão de aplicação de multa por infração gravíssima, que corresponde ao valor de R$ 293,47, sete pontos na carteira e a remoção do carro.

Licenciamento pode ser pago com cartão de crédito

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, e o licenciamento podem ser pagos através de um boleto único no início do ano, com parcelamento de até três vezes e até mesmo no cartão de crédito, podendo, nesta última opção, ser dividido em até 12 vezes.

Logo depois da confirmação do pagamento pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), a emissão do documento, que leva, em média, 10 a 15 dias para ser feita e entregue ao proprietário no endereço cadastrado, é autorizada.

A partir de então o CRLV deverá ser entregue pelos Correios com AR. Nesse caso, é obrigatório que no endereço de entrega informado pelo proprietário tenha uma pessoa para assinar o recibo. Caso haja imprevistos, após três tentativas de entrega não realizadas, o documento deverá ser devolvido para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

Já em casos de pagamento recente, desde que o CRLV não tenha sido enviado pelos Correios, o dono do carro poderá solicitar a emissão na sede Detran-MG ou delegacias de trânsito dos municípios.

Para consultar a situação do veículo, o proprietário pode acessar  o site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran – MG), clicando aqui.