Menu

Champions League: Tottenham e Liverpool decidem a final

01/06/2019 às 13:00
Tempo de leitura
5 min

Após o Chelsea vencer o Arsenal por 4 a 1 se sagrar campeão da UEFA Europa League, chegou a vez de outra final inglesa que promete fazer o continente europeu tremer. Tottenham e Liverpool entram em campo na tarde de hoje (01), para decidirem o torneio de clubes mais importante do mundo: a UEFA Champions League. A partida acontecerá no Estádio Wanda Metropolitano, em Madri, às 16h (horário de Brasília).

O Tottenham entra em campo para sua primeira final de Champions League. A equipe treinada pelo argentino Mauricio Pochettino vem crescendo no cenário europeu nos últimos anos e com o possível título se consolidaria entre os grandes da Europa. Já o Liverpool, por sua vez, busca sair do jejum de títulos de Champions que já dura 14 anos. Os Reds (como são conhecidos), são pentacampeões do torneio. Mas a última taça foi conquista em 2004, no jogo épico contra o Milan, que ficou conhecido como “O Milagre de Instambul“.

Champions League: Tottenham e Liverpool decidem a final

Bola da final, com estádio Wanda Metropolitano ao fundo – Crédito da foto: Sportsfile/Reprodução

Tottenham

Ambas as equipes entram em campo após classificações dramáticas nas semifinais. O Tottenham passou pelo Ajax, fora de casa, após perder o primeiro jogo, em casa. O time londrino conseguiu fazer 3 a 2, com três gols do brasileiro Lucas Moura, na Holanda e se classificou pelo saldo de gols. Os holandeses, que foram a sensação desta edição da Champions, chegaram a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, mas os Spurs (como é conhecido o Tottenham) conseguiram reverter o resultado.

No Tottenham, o time escalado deve ser parecido com o que tirou o Ajax na semifinal. A dúvida que resta é a volta do centroavante Harry Kane, grande craque do time, que perdeu parte da temporada lesionado, mas que já se encontra à disposição de Pochettino. O coreano Son, que vem fazendo grande temporada, e o brasileiro Lucas Moura, uma espécie de talismã do clube inglês, são as grandes esperanças dos londrinos na final.

Champions League: Tottenham e Liverpool decidem a final

Lucas Moura, sozinho, destruiu o surpreendente time do Ajax – Crédito da foto: UEFA.com/Site Oficial/Reprodução

Escalação

A equipe londrina deverá entrar em campo assim: Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen, Rose; Winks, Sissoko; Eriksen, Alli, Son; Kane.

Torcida

E no Brasil vai ter torcida! O estudante Luiz Fernando, morador de Pedralva, no Sul de Minas, declarou apoio ao Tottenham e está confiante num bom resultado.

“Bom, a expectativa pra final da Champions é a melhor possível, mesmo contra um adversário teoricamente favorito. Uma vez que o Tottenham não chegou a final sem méritos e assim como o Liverpool, possui um treinador que pode se firmar como um dos grandes, se não o melhor, treinador da Europa. O time tem um padrão e não irá abdicar do mesmo, as apostas ficam depositadas nos jogadores como Son, Eriksen e Lucas Moura”, afirmou.

Liverpool

O Liverpool, por sua vez, passou pelo poderoso Barcelona, de Lionel Messi, após levar 3 a 0 fora de casa. Já em Anfield, seu estádio, aplicou um sonoro 4 a 0 no time catalão, classificando-se assim para a final. Os destaques do jogo foram o atacante belga Origi e o meia holandês Wijnaldum, que fizeram dois gols cada. Heróis improváveis para um time que conta com grandes craques como os atacantes Mohamed Salah e Sadio Mané.

Pelo lado do Liverpool, restam dúvidas apenas na utilização ou não do brasileiro Roberto Firmino. O atacante, a exemplo do rival Harry Kane, perdeu os últimos jogos por lesão, mas já está a disposição. O treinador alemão Jürgen Klopp não confirmou a utilização do camisa 9.

Champions League: Tottenham e Liverpool decidem a final

Nem um Lionel Messi inspirado, na primeira partida, conseguiu para o ímpeto do Liverpool – Crédito da foto: GettyImages

Escalação

O time vermelho deverá ser escalado assim: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson; Fabinho, Henderson, Wijnaldum; Salah, Firmino, Mané.

Torcida

O lado vermelho também conta com grande torcida dos brasileiros. Nathan Novaes, paulista de Atibaia, falou de sua expectativa para a partida.

“Eu acredito que o Liverpool vem como favorito, principalmente pela virada em cima do Barcelona, e também de uma campanha de 97 pontos com apenas uma derrota na PL (Premier League, o Campeonato Inglês). O elenco conta com seus principais titulares, que estiveram envolvidos na criação dos gols da equipe, com um ataque que marcou 22 gols na Liga dos Campeões. O Tottenham precisará trabalhar a zaga muito bem se quiser parar o trio de ataque dos reds”, falou.

Histórico

As duas equipes se encontraram apenas uma vez em competições europeias, nas semifinais da Taça da UEFA de 1972/73. Após empate em 2 a 2 no placar agregado, os Reds se classificaram pelo critério dos gols fora e foram para a final do torneio. Portanto, o Liverpool leva vantagem nesse tipo de competição.

Nesta temporada, os Reds venceram por 2 a 1 os dois jogos disputados entre as equipes pela Premier League. Portanto, vem como favoritos ao título. Sendo assim, o Tottenham buscará anular as previsões antecipadas ao jogo, como já fez em outras oportunidades na competição.

Eu acredito que o Liverpool vem como favorito, principalmente pela virada em cima do Barcelona, e também de uma campanha de 97 pontos com apenas uma derrota na PL. O elenco conta com seus principais titulares que estiveram envolvidos na criação dos gols da equipe, com um ataque que marcou 22 gols na Liga dos Campeões o Tottenham precisará trabalhar a zaga muito bem se quiser parar o trio de ataque dos reds.

Muitos brasileiros estarão envolvidos na final de logo mais; Firmino, Alisson e Fabinho, pelos reds e Lucas Moura, pelos Spurs – Crédito da foto: Paul Childs/Reuters

COMENTÁRIOS