Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A organização de uma casa ou apartamento depende, além da boa vontade dos proprietários, de alguns acessórios “coringas”.
Residir em um imóvel pequeno pode parecer fácil, sobretudo no quesito limpeza, mas exige algumas manobras, do contrário, o ambiente pode ficar muito bagunçado e na falta de espaço, não sobre nenhum pedaço para a locomoção dos moradores.
Os grandes também merecem atenção, pois o excesso de espaço também está propenso a se tornar porta treco. E acredite, sempre tem alguma coisa para guardar.
Há quem acredite que a organização nada tem a ver com a decoração. Entretanto as duas podem perfeitamente andar juntas. Uma complementa a outra.
Para obter um bom resultado na decoração de sala pequena, por exemplo, é necessário adquirir alguns itens decorativos que ao mesmo tempo entregam a possibilidade de mais espaço. O mesmo ocorre no banheiro e em outros cômodos.
Itens para organizar a casa
Nicho
Os nichos são “amigos” da organização. Em estabelecimentos de utensílios domésticos é possível encontrar em diversos modelos, quadrados, zig zag, retangular, estilo prateleira, escada, entre outros.
As cores também são diversas. Sendo a mais usada, o branco.
Esses espaços podem ser acoplados em paredes, em partes mais altas ou mesmo medianas. Neles podem ser depositados diversos itens de casa, como: livros; papel higiênico, itens de higiene pessoal; brinquedos; acessório decorativo; cosméticos; porta joias.
É interessante escolher nichos compatíveis com o tamanho da parede e instalá-lo de maneira a não interromper o tráfego de pessoas na região.
Kits organizadores de cozinha
Da casa, já fomos direto para a cozinha. Vamos tratar aqui dos kits organizadores de cozinha.
Eles são essenciais e muito importantes principalmente para quem possui um armário de cozinha pequeno, ou pouco espaço para um maior.
Os kits organizadores de cozinha geralmente são aramados. Sendo possível depositar neles copos, xícaras, canecas, pratos e até mesmo alguns alimentos.
Esses organizadores podem ficar tanto dentro quanto fora do armário. Alguns deles podem ser colocados próximo à pia, os de copo e prato, por exemplo, que são itens rotineiramente usados.
Divisores e colmeias
Os divisores são muito usados em gavetas, como o próprio nome diz, são usados para dividir alguns objetos, no intuito de facilitar o encontro do mesmo, como os talheres, exemplificando.
Se você colocar todos os talheres espalhados dentro de uma gaveta, quando precisar de um garfo ou colher às pressas, pode perder tempo procurando. Quando você utiliza um divisor, possibilita separar, colher com colher, garfo com garfo, colherzinha de café com colherzinha e assim por diante.
O mesmo se aplica às famosas colmeias, que tem esse nome justamente por causa das colmeias das abelhas, quem tem vários buracos, porém não se separam.
As colmeias são ideais para organizar roupa íntima, gravatas, panos diversos, enfim, tudo o que envolve tecido.
Há quem use para separar itens de coleção, como relógios, óculos, etc.
Ganchos de parede
Os ganchos de parede são cruciais para manter uma casa organizada. Se eles não existissem, onde depositaríamos as toalhas? A roupa que tiramos antes de tomar banho, o pano de prato e tantos outros objetos?
O interessante aqui é que os ganchos podem ter diversos tamanhos que atenda as necessidades específicas de cada lar. Podendo ter de uma até seis pontas em uma peça só.
Os cômodos da casa que podem receber uma peça de gancho são: banheiro, cozinha, área de serviço (para pendurar vassouras, pá e rodo) e quarto.
Além de variar na quantidade de pontas, eles também variam em modelos e materiais. Para gostos mais exigentes é possível encontrar os de madeira, que recebem algum tipo de arte como barroca ou classicista. Existem também opções mais baratas, produzidas em plástico.
Cabideiro
Os cabideiros de madeira são charmosos e entregam um estilo retrô para a casa. Geralmente são usados em cidades com o clima mais frio, sendo perfeitos para acomodar casacos, toucas, cachecóis, bolsas, entre outros.
O seu único ponto negativo, é que diferentemente dos ganchos, o cabideiro ocupa maior espaço. Como possui diversos “braços” que ficam abertos, prontos para receber qualquer coisa, acabam tomando uma boa área em um cômodo.
Por onde começar a organização
Sala, quartos, cozinha, banheiro, quintal, área de serviço, uma casa possui mesmo muitos espaços diferentes. Cada um com suas especificidades e necessidades de organização.
Para não se perder antes mesmo de iniciar a estruturação do lar é preciso ter paciência consigo mesmo e calma, para usar a inteligência a fim de gerir todos esses espaços.
Muitas pessoas pecam por pensar que precisam organizar a casa toda de uma vez. Este é um pensamento ultrapassado. A casa não vai fugir, os objetos continuam ali, que tal organizar um cômodo de cada vez, respeitando os limites do seu corpo e mente?
É como diz o velho ditado, “nem a Terra foi feita em um dia”, porque haveremos de fazer tudo de uma vez?
Começar por onde mais te incomoda já é um grande passo. Passe horas, ou dias, se preciso for, naquele espaço, até que ele esteja agradável aos seus olhos.
Depois de começar é preciso se desapegar de algumas coisas. Quem for arrumar o guarda-roupas, por exemplo, pode encontrar roupas que não servem mais, ou que perdeu o interesse.
Lembre-se de que está vivendo na era digital, com plataformas de venda de itens usados disponíveis 24 horas por dia. É uma possibilidade de ganhar dinheiro e purificar seus espaços.
Ou se preferir use a moda antiga, desapegue sem medo, doe para quem estiver precisando.
O mesmo pode ser feito na cozinha. está com uma quantidade grande de talheres, ou copos, junte tudo, coloque em uma caixa, e manda embora, seja lá como for. Só não vá, é claro, jogar no lixo.
Depois que você já desapegou, chegou a hora de organizar. Você pode usar um ou mais acessórios, dos indicados acima, neste artigo. Certamente eles te ajudarão nessa nova fase.
Outra dica importante aqui é deixar para limpar os espaços somente depois de ter organizado, do contrário, você correrá o risco de precisar higienizar duas vezes o mesmo lugar, o que seria uma perda de tempo e trabalho.