Menu

Nicho para Banheiro: três pontos que devem ser levados em consideração

27/03/2021 às 20:50
Tempo de leitura
4 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Os nichos possuem dupla função: organizar e decorar. Podem ser instalados na sala, quartos, e pasme, no banheiro. É sobre a última opção que vamos tratar nesta matéria. Os nichos para banheiro são excelentes aliados na estruturação do cômodo, que é um dos mais importantes de uma casa. Além disso, dispõe de uma adaptabilidade incrível, útil e bonito para diversos tipos de banheiro.

Aclamado pelos decoradores e usados em diversos tipos de residências, os nichos se tornaram os “queridinhos” e para fazer uso de seus benefícios não há diferença de classe social, o que muda são os tipos, estilo e matéria-prima usada na confecção dos “quadrados”.

Materiais

Ninguém sabe ao certo quando e como os nichos surgiram, mas a opinião de que eles são solucionadores de problemas, é unânime. Vendidos em trios, duplas ou sozinhos, o que sabemos é que no mercado há uma gama extensa do produto, com variedades como o material, por exemplo.  

Os nichos de madeira são os mais conhecidos. Eles caíram no gosto da população por serem tradicionais, no entanto, temos os de vidro, que entregam elegância à toalete e de pedra, como mármore e granito, que deixam o cômodo moderno, de papelão, esses são recicláveis e podem ser feitos por qualquer pessoa, basta usar a criatividade e temos também a opção do acrílico.

Pensando sobre banheiro, os nichos de vidro ou pedra são mais indicados. Por se tratar de um ambiente que muitas recebe vapor e umidade, a madeira ou mdf pode desgastar com o tempo, inclusive estufar ou até mesmo embolorar. Os de papelão pode, embora seja uma opção interessante para o planeta, tem vida útil curta e o de acrílico é susceptível ao acúmulo de gordura, sim, o banheiro é um ambiente que acumula muita gordura. Quando tomamos banho, além de eliminar células mortas e impurezas, eliminamos também a oleosidade da pele.

E por falar em vapor, os “quadradinhos” podem perfeitamente ser instalados no box e receber produtos como o xampu, condicionador, esponja, sabonete e óleos de banho. Já do lado de fora, pode servir como peça de decoração, recebendo um vasinho de planta, ou qualquer outro objeto decorativo, ou também ser funcional, sendo suporte para toalhas de rosto, cosméticos pós-banho, como cremes hidratantes e desodorantes.

Tamanhos e Formatos

Pequeno, médio ou bem grandão, o nicho escolhido para o banheiro deve obedecer ao espaço, imagine um banheiro grande com um nicho bem pequeno no centro, ficaria desproporcional. O mesmo serve para banheiro pequeno com um nicho muito grande, não dá certo. Por mais demandas que o banheiro tem, o tamanho é um fator que deve ser analisado.

O nicho não precisa ser necessariamente quadrado. Nas lojas de utilidades domésticas é possível  encontrar outras opções, como nichos em prateleiras, zig e zag, gráfico, triangular, retangular, circular e até mesmo octogonal. Tudo vai depender do gosto de quem vai adquirir. O conselho aqui é analisar o estilo dos membros da família, que vão utilizar o banheiro, e tentar traduzir a personalidade dessas pessoas para a decoração, dessa maneira, quem for usar o ambiente, se sentirá mais acolhido. Lembre-se, dentro de casa, o conforto é tudo!

Cores

No caso dos nichos de mdf, o mercado tem ousado bastante nas cores, oferecendo as peças em cores vibrantes, como o amarelo ovo, vermelho paixão, rosa Pink e até mesmo verde limão (neon). Mas no que se refere a nicho para banheiro as cores mais cobiçadas são: branca e marrom madeira. Justamente por ornar com as mais variadas decorações. Pensando nas duas cores é possível ser mais irreverente com o restante da decoração do banheiro. Já se optar por nichos coloridos, devemos ter maior cuidado ao escolher as demais peças, para não “chocar”que a decoração não “choque” demais.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:43