Menu

Forte chuva causa alagamento e risco deslizamento em Congonhas

Segundo o Inmet, chuvas intensas podem cair em várias regiões do estado até o próximo sábado.
07/01/2022 às 14:57
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução / Prefeitura de Congonhas
Foto: Reprodução / Prefeitura de Congonhas

A Cidade dos Profetas vem sofrendo com as fortes chuvas na tarde de sexta-feira, 7 de janeiro. A Guarda Civil de Congonhas emitiu um comunicado solicitando a todos os proprietários de veículos estacionados às margens do Rio Maranhão e de córregos que cortam a cidade, que retirem seus veículos e os levem para locais seguros devido ao risco de transbordamento em decorrência das chuvas.

Veja o estado do rio:

Vídeo: Prefeitura de Congonhas

A Prefeitura de Congonhas salientou que o monitoramento dos cenários meteorológicos está sendo realizado junto com equipes da Defesa Civil, Diretoria de Trânsito e Secretaria de Meio Ambiente.

Também, como medida preventiva de segurança, a via de acesso que fica atrás da rodoviária, que liga ao bairro Santa Mônica, foi interditada nos dois sentidos nesta sexta-feira em caráter temporário devido ao risco de deslocamento do talude.

Alguns pontos de alagamento já foram registrados, como no bairro Jardim Profeta, onde a Defesa Civil de Congonhas também verifica barrancos ameaçados pela água. No bairro Cristo Rei, um muro desabou por conta da forte chuva.

O Parque da Cachoeira, atração turística de Congonhas, também registrou transbordamento de água devido ao aumento de volume. Veja o vídeo:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para as próximas horas em várias regiões de Minas Gerais. O aviso foi dado à 10h10 desta sexta-feira e o alerta permanece ligado até às 10h da manhã de sábado, 8 de janeiro. De acordo com o alerta de perigo do Inmet, o grande volume de chuvas pode provocar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em virtude do volume de chuvas, a Defesa Civil do a Prefeitura de Congonhas alerta para a possibilidade de risco geológico e recomenda que os moradores de encostas e ruas íngremes mantenham a atenção no grau de saturação do solo e nos sinais em construções como rachaduras.

A Defesa Civil também está monitorando os níveis dos rios e córregos que passam por Congonhas e a população ribeirinha deve redobrar a atenção e procurar local seguro, caso necessário.

Em caso de necessidade, os moradores de Congonhas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 3731-4133 e 199 ou ainda pelo  98476-5045 ( WhatsApp) que funciona 24h por dia durante sete dias por semana.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:54