Com a parada para a Copa América, o Atlético iniciou sua intertemporada no dia 24 de junho.
Com ela, surgiram algumas novidades no plantel da equipe.
Como o retorno do já conhecido Rómulo Otero que estava emprestado ao futebol árabe, a chegada do lateral esquerdo uruguaio Lucas Hernández que atuava no Peñarol-URU, e do volante paraguaio Ramón Martínez que veio do Guarani-PAR.
Outro que desembarcou na Cidade do Galo foi o atacante Bruno Silva que veio de empréstimo da Chapecoense até janeiro de 2020.
E ainda, outra novidade surgiu na comissão técnica do Galo: Rodrigo Santana foi efetivado como novo treinador do clube.
Portanto, o novo professor deixa o cargo de interino que exercia até então.
Rodrigo passou por quatro meses ainda sem saber se era o nome que ocuparia o cargo, mas desempenhou um bom papel.
O time alvinegro ocupa, atualmente, a quinta colocação no Campeonato Brasileiro com 16 pontos, está nas quartas de final da Copa do Brasil e nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Rómulo Otero já voltou aos treinamentos com o elenco atleticano – Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético O que esperar do Atlético?
Mas o que esperar do retorno da temporada do Atlético?
O time irá ter queda de rendimento assim como ano passado, quando houve a parada para a Copa do Mundo?
Os reforços terão vaga na equipe titular?
Bom, nós do Mais Minas fizemos um balanço para você, com os prós e os contras da parada para a Copa América e o que pode se esperar desse retorno.
Prós O time alvinegro conta com quatro novos reforços, além da efetivação do treinador Rodrigo Santana.
E ainda, o descanso para os jogadores, já que disputam três competições e o calendário é apertado.
Outro fator positivo é a manutenção de seus jogadores titulares, bem entrosados, até então.
Fora isso, o tempo para adaptação dos novos jogadores, sendo que três deles são estrangeiros, pode render bons frutos ao time.
Portanto, a preparação em geral, com mais tempo, é interessante para o Galo, que tem seu retorno marcado já para o dia 11 de julho.
O alvinegro fará clássico contra o Cruzeiro, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.
⚽️ Intertemporada segue a todo vapor aqui na Cidade do #Galo pic.twitter.com/9eYZ2nG1TY — Atlético (@Atletico) July 2, 2019
Contras O Atlético já viveu situação parecida no ano passado, quando vinha de boa fase na temporada, estando em terceiro lugar e tendo o então artilheiro do Campeonato Brasileiro, Roger Guedes.
Entretanto, o próprio atacante foi vendido, assim como importantes peças do time titular na época.
E ainda houve a lesão do volante Gustavo Blanco, revelação no período.
Outra coincidência é que a situação de efetivar um treinador interino não é novidade.
Thiago Larghi ganhou o cargo de técnico efetivo após meses como interino, mas o bom desempenho na primeira metade do ano acabou causando uma pressão muito grande em cima do novato, o que acarretou na sua demissão em outubro daquela temporada.
O Galo terminou o Campeonato Brasileiro de 2018 na sexta colocação.
Retorno da Temporada O Galo terá, já de início, o primeiro confronto com o rival Cruzeiro, pela Copa do Brasil, valendo vaga para as semifinais da competição.
É a partida mais importante da temporada, até então, para o Atlético.
Por isso, a preocupação maior é em manter boas atuações que o clube vinha apresentando, já que seu adversário vive uma situação muito diferente.
O Cruzeiro está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na décima oitava colocação, e vem de más atuações.
🗓 Os clássicos das quartas de final da @CopaDoBrasil serão disputados nos dias 11 e 17 de julho: https://t.co/2qOhBb0DI6 Vamos, #Galo! 🏴🏳 pic.twitter.com/U3uetzAw8r — Atlético (@Atletico) June 19, 2019
O time do Atlético, apesar de ter finalmente encontrado um padrão de jogo e dado sequência com a mesma formação, teve mudanças.
Alerrandro parece ter ganhado a posição de Ricardo Oliveira.
Os dois tem 13 gols e lideram a artilharia do Galo na temporada.
Já no meio de campo, a disputa ficou acirrada com a chegada de Otero.
Luan, Cazares e Chará estavam fazendo bons jogos, encaixados no padrão de Rodrigo Santana.
Provavelmente, de início, o trio será mantido, mas o banco ganha mais credibilidade, pois Maicon Bolt e Vinícius “Vina” não vem agradando os atleticanos.
Já na lateral esquerda, Fábio Santos ganha concorrência, sendo este um pedido da torcida, pela falta instabilidade do titular dentro de campo.
Portanto, a chegada de Lucas Hernández agrada o torcedor. Fábio Santos passa a ter um concorrente de peso no segundo semestre – Crédito da foto: Agência Galo/Clube Atlético Mineiro Quem pode sair Alguns jogadores que não renderam muito na temporada podem estar de saída do time mineiro.
Entre eles estão o zagueiro Matheus Mancini, que foi liberado para acertar detalhes de contrato com o Académica de Portugal, e o meia Nathan, que ainda não teve seu contrato de empréstimo renovado e, por isso, não participa da intertemporada.