Menu

Como se destacar em apresentações virtuais em um escritório híbrido

05/02/2022 às 21:34
Tempo de leitura
7 min
Vídeochamada. Foto: Pixabay
Vídeochamada. Foto: Pixabay

Todos nós vimos os dados. As pessoas temem falar em público mais do que a morte. Combine falar em público com todas as novas considerações e pressões de apresentar em ambientes virtuais — desde ajustar microfones, iluminação e enquadramento de câmera até selecionar o plano de fundo virtual perfeito — e não é de surpreender que as pessoas se sintam sobrecarregadas ou desconfortáveis ​​com a apresentação em vídeo.

Vídeochamada. Foto: Pixabay

Muitos de nós farão a transição de volta para nossos escritórios nos próximos meses. Muitas de nossas novas configurações de trabalho serão um híbrido de membros de equipe no escritório e remotos em qualquer dia. Como sempre pode haver alguém que não esteja no escritório, videoconferências e apresentações virtuais terão um papel fundamental no local de trabalho híbrido. Eles ajudarão a garantir que estamos tratando nossos colegas remotos igualmente e realizando reuniões ao vivo da maneira mais eficiente.
Alguns segmentos como, pessoas que trabalham com criação de sites, editor de vídeos ou social media são apenas algumas das carreiras totalmente adaptadas para esse novo normal. Existem algumas etapas simples que você pode seguir para garantir que você se sinta confiante no vídeo e crie

apresentações virtuais envolventes. Seguir essas dicas pode ajudá-lo a se destacar diante de colegas de trabalho, clientes e parceiros em sua nova configuração de escritório híbrido.

Apresentações virtuais podem ser poderosos impulsionadores de carreira

Saber como apresentar a si mesmo e sua mensagem em vídeo será fundamental para o seu sucesso.

Confira minha história abaixo de como eu comecei no vídeo, nervos e tudo. Largar o escrito de transporte de veículo de lado para trabalhar hora em home-office hora in-loc é uma novidade para muita gente Este ano, fiz da minha missão fazer ainda mais palestras públicas e apresentações virtuais . A prática leva à perfeição, afinal. Pude aproveitar minhas experiências em empresas incríveis como LinkedIn e Prezi para ajudar outras pessoas a se tornarem mais confiantes em vídeo. Gosto de ajudá-los a criar apresentações virtuais realmente envolventes que impressionam seu público.

Abaixo estão as dicas mais úteis que aprendi na minha jornada até agora.

Como parecer mais confiante no vídeo

1. Use recursos visuais

Antes da pandemia, já era difícil captar a atenção de alguém. Durante a pandemia, ficou muito mais difícil , pois nossas telas se tornaram nossa principal fonte de conexão com tudo e todos.

O compartilhamento de tela se tornou o status quo, mas não era uma maneira eficaz de envolver as pessoas por meio de vídeo. Tornou-se evidente desde o início que o público começou a sintonizar os alto-falantes quando eles mudaram a tela da vídeo chamada do rosto para exibir outro conteúdo.

Então, como nos libertamos do status quo? Uma das melhores maneiras de fazer isso é trazer recursos visuais para sua apresentação e dizer adeus ao compartilhamento de tela.

Com a pesquisa do Prezi, aprendemos que, quando alguém está olhando para a tela, fica mais engajado quando há conteúdo visual sendo exibido no mesmo feed de vídeo do apresentador. Você precisa ver os gestos e expressões faciais do apresentador combinados com o conteúdo visual para criar uma apresentação atraente. O compartilhamento de tela nos dá um sem o outro, e é aí que as apresentações padrão ficam aquém.

Existem muitas estatísticas por aí, mas a que mais me surpreendeu foi que 90% das informações processadas pelo cérebro são visuais . Se você estiver usando bem os recursos visuais, terá uma apresentação mais impactante, o que, por sua vez, impulsiona o envolvimento do público.

Você já contou uma história e teve seu público atento a cada palavra sua, animado para ver o que vem a seguir? Esse mesmo sentimento positivo e aumento de confiança podem se aplicar às suas apresentações. Dê-lhes um grande show e eles vão querer mais.

A imagem abaixo está usando o mesmo conteúdo do compartilhamento de tela acima. No entanto, é muito mais atraente do que a captura de tela “Antes” acima.

Outra maneira que descobri que os recursos visuais me dão confiança é que eles ajudam a equilibrar o foco do público entre mim e meu conteúdo.

Provavelmente, uma das coisas mais intimidantes sobre a apresentação é perceber que os olhos de todos estão focados em você. Dito isto, quando você está usando bem os recursos visuais, seus olhos devem estar se movendo para frente e para trás. Isso também os mantém mais engajados.

Para quem não é designer, não se preocupe em construir algo do zero. Você pode usar modelos oferecidos por ferramentas como Prezi Video , Google Slides , Lucid e outras. Recursos adicionais como Remove.bg e Creatopy farão maravilhas se você não tiver o Photoshop.

Não deixe de conferir este vídeo da treinadora de carreira Diana Chan. Ela usa um modelo e simplesmente adiciona seu texto e imagens como faria no PowerPoint ou em um programa semelhante.

2. Adicione iluminação.

A iluminação é outro elemento crucial para construir confiança.

Embora possa não parecer óbvio no início, a iluminação tem um efeito psicológico em você como apresentador. Quando você adiciona iluminação a uma apresentação , seu vídeo fica melhor, mais profissional e mais confiável como palestrante. E se você e seu vídeo estiverem ótimos, você se sentirá melhor sobre como está compartilhando suas ideias. Isso leva a mais confiança. É melhor ter sua fonte de luz voltada para seu rosto para evitar uma tela escura de um efeito de luz de fundo. Idealmente, você deve ficar de frente para uma janela para garantir que está recebendo luz natural. Se você ainda precisar de um impulso extra, uma boa luz de anel

varia de R$30 a R$ 80. Estes podem fazer uma enorme diferença na sua apresentação virtual. Eu pessoalmente tenho dois ao lado da minha mesa.

3. Configure seu espaço.

Outra coisa que você deve fazer para aumentar sua confiança é gravar em uma configuração adequada. Escolha um plano de fundo organizado para sua apresentação virtual. Semelhante à iluminação, ao parecer mais profissional, você se sentirá mais confiante com a impressão que está deixando no público.

A maioria de nós não tem o luxo de ter um escritório em casa saído diretamente de um catálogo de West Elm, e tudo bem. Eu recomendo hackear seu espaço. Compre um divisor de quarto ou pendure uma cortina para criar um espaço de trabalho distinto. Um plano de fundo organizado ajudará você a se sentir mais confiante sobre como você e seu conteúdo aparecem na câmera.

Claro, à medida que você fica mais confortável, certamente há espaço para ser criativo. Tente sair ao ar livre para obter a iluminação natural que mencionei anteriormente. Considere adicionar toques pessoais ao seu plano de fundo. Estes podem oferecer uma visão de quem você é sem distrair muito o público.

Habilidades de apresentação virtual são um investimento que vale a pena

Como demonstra a tendência atual do marketing de influenciadores , está claro que o vídeo veio para ficar. Se você ainda estiver se sentindo sobrecarregado ou inseguro, siga o passo a passo. Isso não é algo que você dominará da noite para o dia. Porém, com prática e tempo, tenho certeza que você vai melhorar e impressionar quem estiver do outro lado da videochamada.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:24