Menu

Golpe Que Promete “CNH Gratuita” Já Atingiu Milhões de Pessoas

16/11/2017 às 00:56
Tempo de leitura
2 min

Segundo a empresa de segurança e tecnologia PSafe, milhões de usuários do WhatsApp estão caindo no golpe que usa o programa da Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Gratuita) como isca.

A mensagem falsa viralizada no WhatsApp induz as pessoas a navegarem em uma página fraudulenta e realizarem uma inscrição falsa para a obtenção de uma carteira de habilitação grátis. Quando acessam o site fraudulento, a vítima é induzida a compartilhar o link com outros dez amigos ou grupos no WhatsApp, disseminando o golpe.

Depois de realizar os compartilhamentos, as pessoas são redirecionadas para uma página no Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, com intuito de dar credibilidade ao anúncio.

Embora o programa de CNH social ou CNH popular exista, ele só está disponível em alguns estados e com restrições, mas é aí que a página fraudulenta começa a mentir: os golpistas escreveram que as “inscrições” valem para todos os estados e não mencionam nenhuma restrição sobre quem pode receber o benefício.

Os criadores do golpe usam o site falso para coletar informações para aplicar novos golpes no futuro ou mesmo vender as informações pessoais das vítimas. Sendo assim, quem forneceu suas informações na página falsa deve redobrar a cautela para não cair nas fraudes que podem chegar.

A CNH Grátis não é o único golpe circulando pela internet. Nesta semana, outras mensagens maliciosas viralizaram no WhatsApp. São elas:

– Latan (Passagens de presente)
– Gol (Passagem grátis)
– Boticário (Kit de Natal)
– Recarga Fácil (20,00 em credito grátis)

Então tenha muito cuidado ao entrar em qualquer link que você receber no seu WhatsApp, pois a tendência é que neste fim de ano os golpes pelas redes sociais e aplicativos aumentem.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:05