Menu

Simulado de rompimento de barragem tem 40% de aprovação, em Itabira

18/08/2019 às 15:00
Tempo de leitura
2 min

O maior simulado de rompimento de barragem realizado no Brasil, aconteceu em Itabira, região central de Minas Gerais, entretanto, apenas 40% das pessoas esperadas participaram. A área pode ser atingida em caso de colapsos das estruturas sustentadas pela mineradora Vale, no município em questão.

Das 19 mil pessoas esperadas, apenas 7.770 fizeram o treinamento de simulação. De acordo com o coordenador estadual da defesa civil, a mais rápida a chegar no posto de salvamento levou 15 minutos, já a última, 45 minutos.

Com essa simulação, alguns pontos deverão ser avaliados para uma melhoria. Alguns moradores queixaram não ouvir as sirenes. O coronel Rodrigo Rodrigues afirmou que será identificado os problemas, para um melhor treinamento de rompimento de barragem futuro.

A juíza Karen Castro, afirmou que a Justiça concedeu duas liminares que obrigam a Vale a contratar uma empresa para um laudo sobre a segurança das dez barragens que existem na comarca. Afirmando assim que, a limiar garante a contratação de uma empresa não escolhida pela Vale.

Ela citou ainda que: “Quero que a populção fique tranquila porque a gestão da segurança das barragens não está so nas mãos da Vale”.

Não há um prazo para a entrega do laudo, mas a Juíza afirma que o custo da contratação ficará por conta da empresa Vale.