Comunidade de Ponte do Gama recebe novas áreas de uso coletivo e melhorias de infraestrutura

0 comment

Os moradores de Ponte do Gama, distrito de Mariana (MG), acabam de receber novos espaços de lazer e melhorias de infraestrutura em pontos significativos para a população. Batizado de Complexo de Esporte e Lazer da Comunidade de Ponte do Gama, o local foi inaugurado no último sábado (19/08) e reúne quadra poliesportiva coberta e com vestiários, campo de futebol, arena de cavalgada, espaço de convivência e lanchonete. 

Além dos espaços, também foram inaugurados novos acessos ao Cruzeiro de Ponte do Gama, local usado pela comunidade para festividades religiosas, e sistema de iluminação e melhoria do acesso de veículos e pedestres em outros pontos. O objetivo é proporcionar maior acessibilidade e segurança para a comunidade. Após a entrega, a gestão do local passa a ser da Associação Comunitária de Moradores e Amigos de Ponte do Gama.  

Comunidade de Ponte do Gama recebe novas áreas de uso coletivo e melhorias de infraestrutura
Quadra poliesportiva da Ponte do Gama - Foto: Arlindo José da Silva
Arena de cavalgada – Foto: Arlindo José da Silva

O distrito foi um dos locais atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão – cuja lama acabou comprometendo algumas áreas, como o campo de futebol. Assim, foram realizadas obras de reparação e compensação em conjunto com a comunidade para devolver importantes áreas de lazer para o distrito. 

“Alguns espaços, como o campo de futebol e a arena de cavalgada, já existiam e eram usados pela comunidade. Com o projeto, entregamos espaços ainda melhores e também a quadra poliesportiva, um espaço inédito. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores”, explica Marcondes Carneiro Santos, técnico em edificações sênior da Fundação Renova. 

As obras também foram pensadas para oferecer acessibilidade e segurança, incluindo sistema de iluminação, rampas e melhoria do acesso de veículos e pedestres. 

+ Iron Biker Brasil será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro em Mariana-MG

“O Cruzeiro de Ponte do Gama, por exemplo, já fazia parte da comunidade antes do rompimento. Porém, o acesso era muito difícil e dificultava o uso pelos moradores. Com as obras, o local ganhou novos acessos que facilitaram a chegada da comunidade e os moradores poderão usufruir ainda mais de um espaço que sempre fez parte da religiosidade local”, aponta.  

Para marcar a inauguração, uma programação especial foi criada e contou com um jogo amistoso de futebol, marcando a volta do time local, Cruzeiro de Ponte do Gama, aos campos. O evento também contou com solenidade de entrega e apresentação de bandas locais. 

Detalhes das obras 

  • A nova arena de cavalgada conta com espaço ampliado para os animais descansarem e área gramada no entorno.   
  • O campo de futebol tem fechamento lateral em alambrado, além de sistema de irrigação automatizado e sistema de drenagem. Ele foi construído de forma estratégica, considerando a posição do sol nas quatro estações do ano para que a luminosidade não atrapalhe a visão dos jogadores durante o jogo. O projeto respeitou também a Área de Preservação Permanente (APP) da região.  
  • A quadra poliesportiva coberta foi feita com piso marcado para as práticas de esportes como futsal, voleibol, handebol, basquete e peteca. O local conta com vestiários com chuveiros, lanchonete e área comum para realização de eventos.   
  • O Cruzeiro de Ponte do Gama conta agora com novos acessos, com escada e rampa.  

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Renova

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS