Conecte SUS: o que é para que ele pode ser usado?

por Rodolpho Bohrer

O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é um dos mais completos do mundo inteiro. Embora ainda precise de mais profissionais e de melhorias na infraestrutura, milhões de pessoas dependem desse atendimento.

Conecte SUS: o que é para que ele pode ser usado?
Aplicativo Conecte Sus - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal possui uma plataforma digital para fazer agendamento de consultas e cadastro necessários no sistema. Entenda melhor como funciona o Conecte SUS e quais serviços o plano público de saúde oferece no Brasil, segundo informações do site de notícias sobre saúde Notícia da Manhã.

O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é um sistema integrado de informações em saúde do Governo Federal, que tem como objetivo unificar dados e processos relacionados à saúde no país. O Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CNS) é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Conecte SUS, e tem como objetivo identificar e cadastrar todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.

O Cadastro Nacional de Usuários do SUS é um sistema que registra as informações de todos os usuários que utilizam os serviços públicos de saúde no país. Essas informações são importantes para a gestão e planejamento das políticas de saúde, permitindo uma melhor distribuição dos recursos e melhoria da qualidade do atendimento.

Para se cadastrar no Conecte SUS, o usuário deve comparecer a uma unidade de saúde do SUS com o seu documento de identificação pessoal (como RG, CPF ou certidão de nascimento) e o Cartão SUS, que é o cartão de identificação do usuário do SUS. Na unidade de saúde, um profissional de saúde irá coletar as informações pessoais do usuário, como nome, data de nascimento, endereço e número de telefone, e inserir esses dados no sistema do Conecte SUS. Com isso, o usuário ficará cadastrado no sistema e poderá ter acesso a diversos serviços e benefícios oferecidos pelo SUS.

Quais serviços o brasileiro pode acessar pelo serviço?

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a todos os brasileiros o direito ao acesso integral, universal e gratuito aos serviços de saúde. Os atendimentos oferecidos pelo SUS são diversos e incluem:

  • Consultas médicas em diversas especialidades, como clínica geral, pediatria, ginecologia, dermatologia, entre outras;
  • Exames laboratoriais, de imagem e de diagnóstico em geral;
  • Internações hospitalares, cirurgias e procedimentos terapêuticos em geral;
  • Tratamentos para doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e respiratórias, entre outras;
  • Atendimentos de emergência e urgência, como pronto-socorro, atendimento de acidentes e traumas;
  • Medicamentos, vacinas e insumos de saúde.

Além disso, o SUS oferece programas de prevenção e promoção da saúde, como campanhas de vacinação, ações de combate a doenças endêmicas, programas de saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança, entre outros.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo SUS, é necessário ter o Cartão SUS e se dirigir a uma unidade básica de saúde (posto de saúde) mais próxima da sua casa. Lá, será realizado o atendimento inicial e o encaminhamento, caso necessário, para serviços especializados e hospitais de referência.

Leia também: