Mais Minas
Portal de notícias de Minas Gerais

Confira os temas que podem cair na redação do Enem 2019

O Enem 2019, prova mais aguardada do ano para os candidatos a ingressar em uma universidade, está chegando. O exame acontece nos dias 3 e 10 de novembro e uma das maiores preocupações dos estudantes é com a redação, que acontece no segundo dia de provas. Devido a isso, o Mais Minas selecionou uma lista com possíveis temas que podem tangenciar a redação do Enem 2019. Confira as apostas de temática:

Epidemias e volta de doenças erradicadas no Brasil

2019 foi o ano de ressurgimento de doenças que eram consideradas erradicadas no Brasil, como o sarampo. Por se tratar de um tema de saúde pública, ele é bem cotado para a prova, além de envolver debates sobre o movimento antivacina, que vem crescendo no Brasil.

Confira os temas que podem cair na redação do Enem 2019
Vacinação contra sarampo – Crédito da foto: Pixabay

Crise do sistema penitenciário brasileiro

A crise no sistema prisional brasileiro é um tema quase atemporal. O número de presos no Brasil só aumenta e a lentidão e a ineficiência da Justiça agrava a superlotação dos presídios, que por sua vez, agrava a precariedade das penitenciárias. Isso pode contribuir para a violência interna e o crescimento das facções criminosas dentro das cadeias. A superlotação das prisões brasileiras é apontada como uma grave violação dos direitos humanos e da dignidade dos indivíduos.

Os malefícios do uso de drogas para o indivíduo e a sociedade

Esse tema pode ser explorado no Enem a fim de que o candidato se posicione sobre o consumo de drogas como o motor para os altos índices de criminalidade que afligem a sociedade. O uso de drogas por crianças e adolescentes vem crescendo cada vez mais. Desse modo, é importante abordar os números relacionados ao uso de droga e sugerir uma solução para essa questão.

Exposição de crianças a jogos, filmes e vídeos impróprios

O perigo do contato de crianças com o meio virtual é um efeito da “adultização precoce”. A mídia, TV, cinemas e redes sociais são ferramentas poderosas, que podem expor o público infantil diretamente a conteúdos que fogem à capacidade emocional e psíquica da criança para entender as informações. Quem decide o que as crianças podem assistir? Qual é o papel dos pais no acompanhamento dos conteúdos? Sendo assim, a disseminação do uso da internet e a exposição de crianças e adolescentes pode ser tema da redação este ano, propondo um debate sobre o papel dos pais e do governo como mediadores.

Obesidade no Brasil

Dados divulgados pela pesquisa Vigitel 2018, encomendado pelo Ministério da Saúde, indicam aumento em taxas de obesidade e sobrepeso no país. A obesidade é um problema de saúde pública em evidência no país, atingindo cerca de 20% da população. Deste modo, o aluno deve se preparar conhecendo as principais causas e consequências do sobrepeso na população, desde a oferta de alimentos até estresse, hipertensão arterial e outros problemas.

Meios de transporte alternativos

Os centros urbanos no Brasil estão em constante inchaço, acompanhados por um número crescente de veículos individuais. O transporte público, por outro lado, enfrenta problemas com obras paralisadas e pouco planejamento. Diante disso, o uso de meios de transporte alternativos como patinetes, bicicletas entre outros é um ponto a ser abordado como solução para os problemas de mobilidade urbana no Brasil. Consequentemente, a questão da poluição ambiental também seria reduzida, juntamente com a emissão dos gases poluentes.

Confira os temas que podem cair na redação do Enem 2019
Ciclovias e ciclofaixas são alternativas ao trânsito – Crédito da imagem: Pixabay

Desperdício e consumismo

Vivemos numa sociedade em que os hábitos de consumo, atrelados ao capitalismo, estão cada vez mais intensos. A obsolescência dos produtos que adquirimos também fomenta a indústria e o consumismo exacerbado. No entanto, o meio ambiente sofre a consequência imediata, que está associada ao esgotamento de recursos não renováveis, como por exemplo o petróleo, o carvão mineral e outros recursos minerais.

Como consequência, também se tem inúmeras formas de poluição, seja na atmosfera, nas águas, ou nos solos. Deste modo, alternativas como consumo responsável e a preocupação com a sustentabilidade devem ser sinalizados na proposta de intervenção deste tema. Além disso, desperdício da água e crise hídrica também são assuntos que podem ser tangenciados.

Importância do esporte como oportunidade para jovens pobres

Jovens pobres, de lugares com pouca ou quase nenhuma estrutura formam boa parte da população, e isso necessita de atenção. Esses jovens são o futuro do Brasil, e deve-se pensar o que está sendo oferecido para eles hoje. Deste modo, o esporte pode ser uma solução saudável e importante para propiciar oportunidades e melhorar a educação dos jovens.

É de extrema importância que o governo e a sociedade se atente para esses fatores internos da parte jovem da população. Vale citar os benefícios que a prática de esportes podem trazer, principalmente para jovens carentes e periféricos em um tema de redação como este.

O avanço e o combate à depressão no Brasil

As últimas pesquisas da OMS apontam que o Brasil está entre os dez países com maior taxa de suicídio no mundo. Nos últimos dez anos, o número de pessoas diagnosticadas com depressão no país cresceu 18,4%. Um tema de redação como este pode pedir que o candidato disserte a respeito das causas do avanço da depressão e apresente propostas de políticas públicas para seu combate. Além disso, ações como o Setembro Amarelo estão cada vez mais em evidência para prevenir o suicídio no Brasil.

Caminhos para combater a violência nas escolas e disciplina escolar

Notícias sobre violência nas escolas, bullying, agressões físicas e verbais contra professores vêm sendo recorrentes. O Brasil lidera o ranking mundial de violência contra estes profissionais. Um levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que 12,5% dos professores brasileiros ouvidos relataram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos ao menos uma vez por semana.

No entanto, a violência nas escolas, entre os alunos, também é uma grande preocupação da sociedade. É possível discutir esse tema a partir de vários pontos, como a perda da função socializadora da instituição escolar, as características das escolas que apresentam os maiores índices de casos, as relações com o contexto familiar dos alunos e as relações entre a violência e o desempenho dos estudantes. Como alcançar a disciplina escolar e combater a violência em seus mais diversos contextos?

Tragédias ambientais, como as de Mariana e Brumadinho

É importante ficar atento para este tema, que é muito abrangente. Os crimes ambientais no Brasil vêm se tornando cada vez mais recorrentes, como o rompimento da barragem de Mariana em 2015, a de Brumadinho em 2018, as várias queimadas criminosas na Amazônia e até mesmo as manchas de óleo que vêm sendo encontradas no litoral brasileiro. O que deve ser feito para prevenir crimes como estes? Quais os impactos destas tragédias? Como conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental?

Aquecimento global e movimentos pela preservação ambiental

O Brasil vive um ano com um gigantesco número de queimadas e incêndios florestais. Grande parte dos incêndios ocorrem em regiões de preservação ambiental, como o que ocorre a duas semanas na Amazônia. O tema gerou debate nas redes sociais e está nos assuntos mais comentados do Twitter, através da hashtag #PrayforAmazonia.

Além disso, o mundo vive um momento de atenção para os discursos dos jovens, como a fala da jovem Greta Thunberg, uma sueca de 16 anos, que virou a principal voz no combate às mudanças climáticas e aquecimento global. O aumento do nível do mar, efeito estufa, desenvolvimento sustentável, greve global pelo clima e outros assuntos devem ser explorados. Além da preservação ambiental, vale se atentar e pesquisar sobre o que o Brasil vem fazendo para se inserir nas cúpulas e comitês do clima.

A pequena ativista Greta Thunberg – Crédito da foto: Reprodução/Twitter

Temas anteriores

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI

2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2009: O indivíduo frente à ética nacional

Como funciona a redação

O participante será instruído a elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com letra legível, dentro de um tema proposto. O Caderno de Questões traz encartada a Folha de Redação, que é o espaço próprio para transcrição da redação. Você deve transcrever a redação final para a Folha de Redação sem emenda ou rasuras, com caneta preta.

Na redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá́
elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Impropérios, desenhos e afins podem resultar na anulação da redação, assim como partes de texto desconectados com o tema proposto e letra ilegível. O participante também não deve colocar na Folha de Redação nome, assinatura, rubrica ou qualquer forma de identificação no espaço destinado ao texto da redação, sob pena de ter a redação zerada. Além disso, o participante deve apresentar texto acima de sete linhas para não ter a redação automaticamente zerada.

Fique atento ao tempo, pois não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento da Folha de Redação. Mais detalhes sobre a redação podem ser consultados Cartilha do Participante, vale a pena dar uma lida.

Confira os temas que podem cair na redação do Enem 2019
Prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Crédito da foto: Reprodução/internet

Vale lembrar que os portões dos locais das provas se abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. O Inep recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso nos dois dias. A partir desta quarta-feira (16), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição parar saber o local onde farão o exame.

Comentários do Facebook
Participe gratuitamente do nosso grupo de notícias no Telegram -> ENTRAR.
você pode gostar também