O Cruzeiro confirmou o nome que irá substituir Adilson Batista no comando técnico do time. Se trata de Enderson Moreira, que estava no Ceará e que pediu demissão do Vozão para fechar com a Raposa, onde trabalhou no início da carreira. A grande missão de Enderson será levar o clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Com o futebol paralisado por causa do novo coronavírus, ainda não se sabe quando o treinador será apresentado oficialmente.
Carreira
Natural de Belo Horizonte, o técnico se formou em Educação Física, pela conceituada Universidade Federal de Minas Gerais. Após isso, iniciou sua passagem no futebol profissional como preparador físico e treinador de categorias de base, onde passou por América, Atlético e Cruzeiro.
Sua caminhada como técnico começou com uma breve passagem no Ipatinga, em 2008. Depois, no ano de 2011, ganhou a chance de comandar o Fluminense de forma interina por treze partidas, o que o alçou ao cenário da elite do futebol brasileiro.

Goiás e o título da Série B
Ainda em 2011, acertou com o Goiás e começou a cultivar a brilhante equipe que seria campeã da segunda divisão de 2012. Na ocasião, o Esmeraldino venceu a competição com tranquilidade, contando com destaques como Ricardo Goulart, Egídio e Walter. Ainda no alviverde, Enderson Moreira fez belissíma Série A em 2013, levando o clube do Centro-Oeste à sexta posição.
Grêmio e Santos
Com o bom trabalho pela agremiação goiana, o treinador chamou a atenção do Tricolo Gaúcho. No Sul, começou bem, dando chance a valores como o meia Luan, mas não resistiu a maus resultados e foi demitido em julho de 2014. Pouco tempo depois, foi contratado pelo Peixe e, novamente, não conseguiu emplacar sucesso, sendo demitido em meses.
Passagens incertas e o ressurgimento
Entre 2015 e 2016, Enderson esteve em Athletico Paranaense e Goiás, mas promoveu um desempenho ruim em ambas as situações. No entanto, em julho de 2016, assinou com o América, que era virtual rebaixado naquela edição da Série A. Mesmo assim, o técnico iniciou a montagem da equipe que faria história na temporada seguinte
Título com o Coelho
Na Série B de 2017, todos apontavam o Internacional como grande favorito, porém, com um trabalho consistente e um time competitivo, o América de Enderson Moreira desbancou o time sulista e venceu a segundona daquele ano. Em 2018, o treinador deixou o time do Horto para acertar com o Bahia, onde ficou até março de 2019.

Ceará
Pelo Vozão, Enderson acumulou duas passagens recentes. A primeira na temporada passada, onde foi dispensado para a contratação de, curiosamente, Adilson Batista. Em 2020, substituiu Argel Fucks e fez apenas dez partidas, vencendo seis e empatando quatro.
Amizade com Drubsky
A ligação com Ricardo Drubsky pode ter sido fator primordial para o retorno de Enderson ao Cruzeiro. Novo diretor de futebol celeste, o profissional trabalhou junto a Enderson nas categorias de base do time cinco estrelas e no América. As duas partes possuem, até hoje, uma forte amizade.

O que esperar?
O técnico tem experiência na Série B, principal competição cruzeirense no ano, e na utilização de jovens. Atualmente, a Raposa possui promissores nomes como Jadsom, Maurício e Cacá.
Veja também: Como tem sido o desempenho dos reforços do Cruzeiro na temporada

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.