Menu

Chernobyl: conheça a série impactante da HBO que é sucesso em 2019

02/06/2019 às 21:45
Tempo de leitura
2 min

Chernobyl, uma das mais novas produções originais lançadas pela HBO, tem se tornado um grande sucesso de público e crítica. Considerada uma minissérie, a produção tem seu enredo voltado para o acidente nuclear catastrófico que ocorreu no ano de 1986 na central elétrica da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, que à época era parte integrante da União Soviética.

Sendo uma minissérie, uma continuação direta sobre o tema não é algo considerado provável. No entanto, algumas ideias sobre outros desastres nucleares podem ser desenvolvidas para dar continuidade à produção após o encerramento da temporada. São eles:

Fukushima

A produção poderia abordar outros desastres nucleares da humanidade, como o recente incidente ocorrido em Fukushima, no Japão, que provocou um grave vazamento em 2011 após um terremoto.

Three Mile Island

No final da década de 1970, a usina nuclear de Three Mile Island, em Harriburg, sofreu um superaquecimento devido a um problema mecânico, que por pouco não se tornou uma grande explosão. Apesar de não haver casos de morte, cerca de 25 mil pessoas foram atingidas pelos gases liberados.

Incidente com Césio-137

Em 1987, no Brasil dois catadores de lixo encontraram uma máquina de radioterapia e a levaram para um ferro-velho. Ao desmontar o aparelho, descobriram uma cápsula de césio extremamente perigosa, que contaminou mais de 600 pessoas na região, levando 11 delas à morte. O caso ocorreu em Goiânia.

Kyshtym

Na antiga União Soviética, um erro ocorrido na Usina de Mayak causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo, em 1957. A explosão contaminou a região em um raio de 800 km. Cerca de dez mil pessoas foram evacuadas, sem explicação do governo. Cerca de 200 mortes foram registradas.

Como assistir Chernobyl

Chernobyl está atualmente em exibição na HBO, ainda com episódios novos no canal. A serie também pode ser assistida no Streaming, na plataforma HBO Go.