Menu

Conheça “Roma”, o primeiro filme da Netflix a ser indicado ao Oscar

24/01/2019 às 20:59
Tempo de leitura
2 min

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta semana os indicados ao Oscar 2019.  Entres eles está “Roma”, filme  original da Netflix, escrito e dirigido por Alfonso Cuarón, que concorre a 10 categorias, disputando, inclusive, a estatueta de Melhor Filme ao lado de Pantera Negra, Green Book – O Guia , Infiltrado na Klan, Bohemian Rhapsody, A Favorita, Nasce uma Estrela e Vice.

Além de concorrer a uma das categorias mais aguardadas na cerimônia, o drama mexicano de Cuarón recebeu indicações nas categorias de melhor mixagem e edição de som, melhor direção de arte, melhor filme em língua estrangeira, melhor direção, melhor fotografia e melhor  roteiro original.

Roma também recebeu a surpreendente indicação à melhor atriz para Yalitza Aparicio, atriz e professora de 25 anos estreante no cinema,  que se tornou a primeira indígena a ser indicada na categoria.

Ao lado de Yalitza, aparece Marina De Tavira, outra atriz do elenco de Roma que foi indicada à categoria de  melhor atriz coadjuvante.

Roma

O filme é ambientado na década de 1970 e  narra a história de Cleo (Yalitza Aparicio), uma empregada doméstica  de uma família em um bairro de classe média da Cidade do México, chamado Roma. Além de cuidar dos afazeres de casa, Cleo também se dedica aos filhos da família como babá.

Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças coletivas e pessoais.

Por retratar traços da infância do diretor Alfonso Cuarón e seus conflitos domésticos durante as turbulências políticas dos anos 70, o  filme pode ser considerado como uma declaração de amor às mulheres que o criaram.

Assista ao trailer oficial de Roma:

YouTube video

A cerimonia de premiação da 91ª edição do Oscar acontecerá no dia 24 de fevereiro em Hollywood.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:20