Menu

Como confiar em um Corretor: dicas para ver se o profissional é mesmo confiável

27/08/2018 às 15:18
Tempo de leitura
6 min

Trocar de casa, apartamento ou estabelecimento comercial é uma ocasião muito especial. Para isso, nós montamos um belo planejamento, fazemos nossas economias e tentamos abrir mão do que não é necessário por um bom tempo, até chegar a hora de realizar esse sonho.

Para que tudo corra mais facilmente e você não tenha problemas na hora dessa transação imobiliária, é muito importante contar com os serviços de um corretor de imóveis. Mas, e aí, como escolher um profissional que seja confiável?

Essa é uma dúvida mais comum do que pode parecer. Justamente por isso, nós separamos as melhores dicas para você poder escolher um corretor de imóveis confiável e que ofereça um ótimo atendimento!

Dicas Práticas Para Escolher um Corretor Confiável

Faça um checklist com essas dicas e marque os pontos que os corretores atenderem. O profissional que tiver mais pontos será a melhor escolha possível!

Confira o Registro no Creci do Corretor

O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) está para os corretores como o CRM está para os médicos, o CRO para os dentistas, o CRC para os contadores e o CREA para os engenheiros.

Esse é um documento essencial, já que prova que o candidato concluiu o curso de Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) e entende sobre a teoria do seu serviço. Para garantir, pesquise no site oficial do órgão sobre o registro do corretor.

Analise sua Experiência

O registro no Creci é muito importante, mas um bom profissional deve ter experiência de mercado, ou seja, trabalhar com isso há bastante tempo e entender das melhores práticas para exercer um bom serviço.

Quanto maior for o seu tempo de atuação, maior tende a ser a segurança oferecida pelo profissional, já que isso mostra que ele passou por dezenas, centenas ou até milhares de transações imobiliárias em sua carreira.

Corretores experientes sabem aliar as expectativas dos compradores e dos vendedores, ajustar o negócio para que seja benéfico para todas as partes e intervir sempre que necessário para a conclusão do processo.

Preste Atenção na Comunicação

Se você passar por uma consulta com um médico e ele explicar tudo com termos técnicos, é bem provável que saia do consultório desconfiado, sem entender nada e com mais medo do que entrou.

Esse paralelo serve para entender como deve ser a comunicação entre você e o corretor. Caso perceba que ele fala de uma maneira muito difícil, pode ser proposital para você não compreender o que acontece.

Conte com profissionais que falam a sua língua. Isso mostra que eles são confiáveis e querem oferecer um serviço de boa qualidade.

Pesquise Sobre a Área do Imóvel

Seja para compra ou para venda de um imóvel, é importante que você conheça um pouco sobre o mercado imobiliário da região, principalmente sobre os preços cobrados nos imóveis.

Assim, quando o corretor fizer a avaliação do imóvel e sugerir o seu preço, você saberá se ele está dentro da média. Caso o valor esteja muito fora, seja para mais ou para menos, redobre a atenção.

É claro que existem fatores que podem aumentar ou diminuir o valor de mercado de um imóvel, mas ter um parâmetro é importante para evitar ser enganado.

Formalize a Transação Com um Contrato

A compra ou a venda de um imóvel é um assunto muito sério para ser levado informalmente. Portanto, quando você passar por isso, sempre tenha um contrato firmado entre você e o corretor para evitar futuros problemas.

Ao ter um documento que informe as responsabilidades de cada uma das partes, a negociação pode ser levada com muito mais tranquilidade, além de dar respaldo para ambos caso seja necessário tomar alguma medida legal no futuro.

Nunca Aceite Pagamentos Antecipados

Um corretor de imóveis honesto nunca vai exigir que você pague a ele algum valor antecipado, seja para a compra ou a venda de uma casa, apartamento ou estabelecimento comercial. De acordo com a lei, ele só deve receber se o negócio tiver sido concluído.

Inclusive, mesmo que o corretor tenha feito tudo o que estava ao seu alcance e algum fator tenha impedido a realização da transação, como alguma divergência nos documentos do comprador ou do vendedor que não sejam sua culpa, o pagamento é indevido.

Esse é o entendimento dominante da jurisprudência sobre o assunto. Por isso, somente pague a comissão pela transação se ela tiver sido concluída.

Valorize as Boas Recomendações

Nem todo mundo conhece um corretor, já que seus serviços são prestados em situações específicas da nossa vida. Não tem problema se você não conhecer nenhum.

Porém, se algum amigo ou parente já tiver feito negócio com um corretor e te afirmar que os serviços são bons, é uma boa seguir a essa recomendação, já que ela foi passada por alguém de confiança.

As avaliações positivas e negativas ainda valem muito no mercado e provavelmente continuarão assim até o dia em que existirem relações comerciais no mundo. Por isso, valorize as boas recomendações.

O oposto também se aplica: depois de ter sido bem atendido por um corretor, exponha sua satisfação para ele, seus amigos, familiares e até mesmo outras pessoas, através da internet, por exemplo. Assim, os bons profissionais sempre estarão por cima no mercado.

Conte Com um Ótimo Corretor!

Ao levar esses critérios em consideração na hora de escolher um corretor, você terá muito mais segurança e evitará problemas e contratempos na transação imobiliária, o que te ajudará a concluir o sonho do novo imóvel.

Por isso, tome o tempo necessário para analisar os profissionais e, apenas depois disso, chegue a uma conclusão. Assim, tudo tende a correr da melhor maneira possível para você, a parte oposta e o corretor de imóveis!

Fonte – Guarajuba Imóveis

Última atualização em 19/08/2022 às 10:51