O Cruzeiro começou o ano com o pé direito ao bater o Guarani, em Divinópolis, por 3 a 1, no jogo de estreia do Campeonato Mineiro, neste sábado (19). Mesmo jogando sob um forte calor e tendo que enfrentar um campo muito ruim, a equipe celeste não encontrou dificuldades para passar pelo “Bugre”. O atacante Raniel, duas vezes, e o armador Robinho marcaram para o Cruzeiro, e o meia Alemão, com um belo gol, descontou para a equipe do interior mineiro.
Mano Menezes mandou a campo uma equipe praticamente idêntica à aquela que terminou a temporada passada. As únicas mudanças foram a entrada de Lucas Silva e David no lugar de Ariel Cabral e Thiago Neves, lesionados, Raniel no lugar de Fred, que sentiu uma indisposição às vésperas da partida e de Rafinha no lugar de Arrascaeta, que deixou o clube. Apesar das quatro mudanças, todos os atletas que iniciaram a partida já estavam no clube e participaram bastante no ano passado.
Gols
O primeiro gol da partida saiu logo aos 15 minutos do primeiro tempo. O ponta David fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Raniel dominar dentro da área e balançar as redes do goleiro Leandrão.

Após abrir o placar, o Cruzeiro não demorou a ampliar e logo aos 19 minutos fez o segundo. O volante Lucas Silva recebeu a bola na esquerda e fez uma linda virada de jogo para Robinho que já dominou cortando seu marcador e chutou rasteiro, de esquerda, para fazer 2 a 0.
Após o segundo gol, o time celeste passou a administrar o resultado, muito pelo calor e condições do gramado e, mesmo conseguindo chegar algumas vezes com perigo, permitiu ao Guarani crescer na partida. E aos 43 da primeira etapa, a equipe de Divinópolis conseguiu descontar. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Dedé afastou de cabeça, mas a bola sobrou livre para Alemão, que ganhou facilmente de David e bateu colocado da entrada da área, sem chances para Fábio. Um golaço.
Só que o torcedor do Guarani teve somente alguns minutos e o intervalo para comemorar a aproximação no placar. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Raniel recebeu grande passe de Robinho, dominou na grande área e tocou na saída do goleiro adversário. 3 a 1 Cruzeiro e o segundo do camisa 17 na partida.
Saldo
O saldo da partida foi muito positivo, principalmente numa estreia, fora de casa, com condições climáticas e estruturais desfavoráveis. A equipe, mesmo com desfalques, não teve dificuldades para superar um rival muito inferior e isso se deve muito a manutenção da base do time pelo terceiro ano seguido. O entrosamento da equipe se sobressaiu a qualquer situação ruim encontrada pela frente. A equipe larga bem no campeonato e toda vitória no estadual é importante pelo regulamento que, nas fases finais, premia e dá vantagens a aquele com melhor campanha.
Próxima partida
O próximo desafio do Cruzeiro será na quarta-feira (23), Às 21h30, no Mineirão, contra a Patrocinense pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.
GUARANI 1 X 3 CRUZEIRO
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 19/01/2018 (sábado)
Local: Estádio Waldemar Teixeira de Faria, em Divinópolis-MG
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Gols: Raniel, aos 14, Robinho, aos 18, e Alemão, aos 42 min. do 1º tempo; Raniel, a 1 min. do 2º tempo
Guarani: Leandro; Denis (Yuri), Paulão, João Marcos e Magalhães; Alemão, Renato Xavier e Leomir (Ewerton Maradona); Paulo Morais, Charles (Douglas) e Pedro Felipe. Técnico: Gian Rodrigues
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Lucas Romero); Robinho, David (Renato Kayzer) e Rafinha; Raniel (Sassá). Técnico: Mano Menezes
Cartão amarelo: Henrique (Cruzeiro)

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.